Valadares Filho é eleito presidente da Cindra

Valadares Filho (PSB) é eleito por unanimidade presidente da Cindra (Foto: Assessoria Parlamentar)

O deputado Valadares Filho (PSB) foi eleito nesta quinta-feira, 23, por unanimidade, para presidir a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra). 

Ao tomar posse, como presidente da Cindra, Valadares Filho se comprometeu em promover o debate de temas importantes para o desenvolvimento regional do País, a fim de encontrar mecanismos que possam reduzir as desigualdades regionais e melhorar a qualidade de vida das populações mais carentes. “O desenvolvimento integrado das regiões mais pobres está na raiz da inclusão social das comunidades que vivem no interior da Amazônia, ou em pleno sertão do Nordeste, ou nos cerrados do Centro-Oeste. E essa é a própria pauta da Comissão durante este ano”.

O parlamentar do PSB de Sergipe, destacou também como sendo uma das prioridades da Comissão de Integração Nacional, durante o seu mandato, a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Regional. Para isso, a Comissão promoverá, durante o ano de 2017, a realização de Seminários Estaduais, Regionais e Nacional. “O intuito é promover uma discussão sobre temas relevantes para cada uma dessas regiões: seja transporte, hidrovia, saneamento básico, acessibilidade às tecnologias da informação, industrialização. Enfim, o que for necessário para a integração regional. Desses encontros, vamos colher subsídios para elaboração do Plano”.

A Comissão de Integração Nacional ocupa um papel cada vez mais importante, pois além de discutir, debater e propor soluções para os mais variados problemas sociais e econômicos do País, o colegiado tem estabelecido uma relação direta com os principais órgãos de fomento ao desenvolvimento regional, como as superintendências regionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e com o próprio Ministério da Integração Nacional. A comissão tem buscado agilizar a liberação de recursos federais para a implantação de projetos e planos de desenvolvimento regionais e tem como atribuições regimentais deliberar sobre temas importantes para o avanço econômico e social do Brasil, como o desenvolvimento e integração das regiões brasileiras; discutir, debater e deliberar sobre assuntos de interesse federal dos Municípios, Estados, Territórios e no Distrito Federal e sobre sistema nacional de defesa civil e política de combate às calamidades.

Mais especificamente, a Comissão de Integração também trata de temas ligados ao desenvolvimento e integração da Amazônia como a elaboração de planos regionais de desenvolvimento econômico e social e incentivo regional da Amazônia e de planos nacionais e regionais de ordenação do território e de organização político-administrativa da região Amazônica, incluindo assuntos indígenas, de caça, pesca, fauna e flora e sua regulamentação.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais