Valmir de Francisquinho reassume a prefeitura de Itabaiana

Valmir de Francisquinho volta à função de prefeito de Itabaiana (Foto: Twitter @valmirItabaiana)

Valmir de Francisquinho (PR) está de volta à Prefeitura de Itabaiana. A vice Carminha Mendonça (PSC), que estava à frente do cargo desde o dia 20 de novembro, assinou o documento que transfere novamente a gestão para o prefeito.

A Câmara de Vereadores também foi notificada da decisão judicial autorizando o retorno de Valmir à PMA também nesta quarta-feira, 13, e já enviou o documento à sede da administração. De acordo com a assessoria de Imprensa da Casa legislativa, não haverá cerimônia alguma, visto que Valmir já teve posse quando assumiu o mandato, em janeiro de 2017.

Carminha, que atuou por quase 120 dias na Prefeitura, disse estar com o sentimento de missão cumprida, e reconheceu a legitimidade do retorno de Valmir. “Fui eleita para ser vice-prefeita, tenho plena consciência disso. Por força da Justiça assumi a Prefeitura com dificuldades, passando por um período de investigação, o que não é fácil, e trabalhando ‘travado’ porque Valmir poderia voltar a qualquer momento. Ele foi afastado, não cassado, com todos os direitos preservados. Já comuniquei a meus secretários, estou tranquila. Vida que segue”.

Afastamento

O prefeito Valmir de Francisquinho foi preso e afastado das funções no início de novembro, por conta da operação Abate Final, deflagrada pelo Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) da Polícia Civil, em parceria com a Promotoria do Patrimônio Público e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

Foi promovida uma investigação que constatou um desvio de R$2 milhões por ano, em decorrência de taxas recolhidas no matadouro da cidade. No fim de novembro, Valmir ganhou liberdade do Presídio Militar (Presmil), mas só agora conseguiu retornar à gestão, após decisão favorável do desembargador Diógenes Barreto, relator do processo.

Por Victor Siqueira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais