Vera Lúcia fala sobre cartilha “Luta Mulher”

0
Vera Lúcia lança cartilha "Luta Mulher" (Foto: Portal Infonet)

Luta Mulher. Foi com este slogan que Vera Lúcia, presidente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), lançou a cartilha que resume os principais pontos do programa do partido sobre a questão da mulher. Entre os temas, o conceito de machismo, sexualidade e conhecimento da mulher sobre seu próprio corpo e a violência contra a mulher.

De acordo com Vera Lúcia, apesar de a ideologia do machismo não ter surgido na sociedade capitalista, este sistema se utiliza do conceito ideologia pra intensificar sua dominação sobre as mulheres. “A média salarial das mulheres é 30% menor do que a dos homens. Dados também mostram que se a mulher é negra, ela é mais explorada”, diz.

“Se por um lado, a ida da mulher ao mercado de trabalho permite a sua emancipação e sua autonomia financeira, por outro, sobre ela recai a sobrecarga da dupla jornada de trabalho. Além do mais, as condições de trabalho para elas são mais difíceis, pois as profissões tipicamente femininas são de menor remuneração”, explica Vera Lúcia.

Cartilha pode ser adquirida na sede do PSTU

Para Vera Lúcia, embora as mulheres precisem ser vanguardas nesta luta, é impossível combater o machismo sem a presença dos homens. “Os homens também precisam lutar contra o machismo. Quando você luta por creche, é o filho do homem e da mulher que vai está em segurança, quando luta pela lavanderia e restaurante públicos é para que a mulher se livre dessa sobrecarga, pois significa dizer q companheira terá mais tempo de fazer tempo pra se aprimorar mais”, revela.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais