Vereador cobra aprovação do Plano Municipal de Cultura

Vereador Iran Barbosa (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O vereador Iran Barbosa (PT) cobrou na Câmara Municipal de Aracaju, muito mais contribuições para o setor da Cultura, que, em sua opinião, é significativo para a vida da população. Em especial, o parlamentar cobrou a discussão e aprovação do Plano Municipal de Cultura da capital.

Iran lamentou os dados do Ministério da Cultura (MinC) que mostram um processo muito forte de exclusão cultural no país. “Significa dizermos que a população brasileira não tem acesso aos equipamentos culturais que ajudam a produzir a cidadania nacional. O Brasil, apesar de toda uma política que vem se desenvolvendo nos últimos anos para reverter essa situação, ainda figura como uma nação que deve muito aos seus cidadãos no que diz respeitos ao acesso a bens culturais”, disse.

Diante dessa conclusão, o petista destacou que é preciso trazer para as cidades as possibilidades de superação desse problema, porque é nas cidades onde a cultura se realiza.

“Neste sentido, quero, no dia de hoje, que é dedicado à cultura nacional, cobrar a construção do Plano Municipal de Cultura, que a atual Administração ainda deve à população de Aracaju. Infelizmente, a nossa capital não tem dado bons exemplos na formulação da sua macropolítica”, lamentou, apontando que municípios menores, como Laranjeiras, já estão em processo adiantado de formulação do seus planos, sempre com participação popular, como exige a legislação.

“É bom que fique claro que na elaboração dos planos municipais, que são o macroplanejamento para as políticas públicas, não cabe ao Executivo contratar um escritório que se julgue especializado no tema para preparar o plano e enviar para a Câmara aprovar em regime de urgência. É preciso adotar procedimentos que envolvam a população para que ela possa participar na elaboração do plano”, explicou.

Iran Barbosa lembrou que Aracaju, ainda em 2012, deu início às discussões iniciais sobre o seu Plano Municipal de Cultura, e que houve a produção de um documento final e este não foi enviado para a Câmara de Vereadores apreciar.

“Inclusive alerto que já ouvi notícias afirmando que Aracaju não tem o seu Plano de Cultura porque ele está parado na Câmara de Vereadores. Não é verdade. O Executivo ainda não enviou, até onde sabemos. Queremos aqui é reivindicar que ele seja enviado”, reivindicou.

Da tribuna, o vereador, que é membro titular da Comissão de Educação e Cultura da CMA, cobrou que a Secretaria Municipal de Cultura priorize a elaboração e envio do referido plano ao Poder Legislativo. De acordo com Iran, não há como se efetivar políticas públicas para o setor sem ter um macroplanejamento previamente construído e aprovado, além de um Sistema Municipal de Cultura funcionando.

“E vamos acabar com essa história de que fazer cultura no nosso município é apenas pensar o Forró Caju. Ele é importante, mas a cultura aracajuana é muito mais que o Forró Caju. Por isso desta minha reivindicação, assim como já reivindiquei mais bibliotecas públicas para Aracaju, mais estímulos às salas de cinema, mais cuidado com os arquivos públicos, com os museus, com as escolas de artes. Há que nos preocuparmos com toda uma política municipal de cultura para que ela efetivamente seja priorizada e sirva à população”, enfatizou Iran Barbosa.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais