O aumento de casos da Covid-19 e mortes pela doença na capital sergipana foi assunto na sessão da Câmara de vereadores de Aracaju. O vereador Ricardo Marques (Cidadania) solicitou ao Prefeito Edvaldo Nogueira que contrate leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou leitos de alta complexidade para reduzir a quantidade de mortes.
De acordo com o vereador, Aracaju detém mais de 46% das mortes que estão acontecendo em todo Estado por complicações da doença. “Todos os dias, recebemos relatos de pessoas pedindo vagas na UTI para um familiar. O prefeito está contratando leitos de retaguarda, mas estamos percebendo que a procura por esses leitos está caindo e a fila por um leito de UTI aumentando. Se tem dinheiro, porque não contratar leitos de UTI ou de alta complexidade? Temos que salvar essas vidas e a responsabilidade é de todos”, afirma o vereador.
Ricardo Marques fez um apelo ao Prefeito e diz que esse é o momento de agir e não ficar apenas na base das discussões. “Enquanto a vacinação em massa não chega, o munícipio precisa contratar leitos de UTI, e esse o apelo que faço aqui hoje ao Prefeito e questiono: o que está faltando para que isso aconteça?”, indaga.
Vacina
A vereadora Professora Ângela (PT) informou aos colegas parlamentares durante a sessão que ingressão com uma Ação Popular junto à União para que a população sergipana que recebeu a primeira dose da vacina Coronavac tenha a garantia da segunda dose.
“Eu e o deputado Iran Barbosa entramos com essa Ação Popular porque é dever da União vacinar a população de Aracaju e todo o país. A população de Aracaju vive agora com mais essa incerteza sem saber quando e se receberá a segunda dose. Até ontem teve a aplicação da segunda dose em um grupo, mas já parou e agora a Secretaria depende de um novo lote de vacina que deve chegar no final de semana. A Ação Popular é para que a União garanta as doses para a aplicação da segunda dose da Coronavac na parcela da população que recebeu a primeira dose para dessa forma garantir a imunização”, explica.
CPI
A vereadora Linda Brasil (Psol) defendeu a instalação da CPI da Covid-19 na Câmara Municipal para apurar as ações e a aplicação de recursos no combate a Covid-19 em Aracaju. “ Tenho visto muita negligência por parte da gestão municipal e defendo sim que seja feita uma CPI da Covid-19 na CMA para investigar, porque a situação é grave”, enfatiza.
O vereador Ricardo Marques também é favorável a implementação da CPI da Covid-19 na CMA. “Investigação nunca é demais e se apresentarem requerimento para abertura da CPI, já tem garantida a minha assinatura”, confirma.
O Portal Infonet entrou em contato com a Prefeitura de Aracaju, que informou que não vai se manifestar sobre as declarações dos vereadores.
Por Karla Pinheiro
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B