Vereador fala sobre crianças expostas à mendicância

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

“Volto a apelar à Prefeitura de Aracaju, através da secretaria de Ação Social, – agora tendo à frente a senadora Maria do Carmo -, para que desencadeie uma ação de forma a não permitir a exploração de crianças, durante o período natalino, nas grandes avenidas, nos centros comerciais e nas esquinas da cidade”. O pronunciamento feito nesta terça-feira, 1º, foi a segunda tentativa de sensibilização  do vereador Bertulino Menezes (PSB/SE), em sessão legislativa, na Câmara Municipal de Aracaju. “Sei que este pode, muitas vezes, parecer um discurso desumano. Mas desumano mesmo é um drogado aliciar uma criança para a mendicância com o objetivo de conseguir dinheiro para comprar drogas ou bebidas”, alertou.

“Peço que a administração dê uma atenção, peço que não haja omissão ou conivência. O poder público tem a obrigação de cuidar dessas crianças”, apelou. Além da administração municipal, o apelo do vereador foi extensivo também ao Conselho Tutelar e à Vara da Infância e da Adolescência. “Geralmente, são crianças exploradas, expostas por adultos, usuários de drogas e de bebidas alcóolicas, algumas vezes pela própria família, como pedintes no período natalino”, lamentou, ao reconhecer se tratar de um tema muito sensível, mas que precisa ser combatido pelo poder público e pela sociedade como um todo.

Bertulino adverte à secretaria municipal de Ação Social principalmente por se tratarem de famílias, muitas vezes, já cadastradas e beneficiárias de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família. Ele se mostrou muito preocupado com a integridade das crianças que são expostas ao sol, à chuva, à violência das ruas, ao risco de acidentes de trânsito nas grandes avenidas da cidade, como Francisco Porto, Hermes Fontes, Pedro Paes de Azevedo e outras, assim como nos entornos dos shoppings centers.

Segundo estudos feitos pelo vereador, boa parte dos aliciadores é originária de cidades da Grande Aracaju, como Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, além da periferia da capital. Ele também demonstrou preocupação com a ocupação dos entornos de viadutos e pontes, como do Viaduto do Dia, da Ponte do Detran e também da Ponte Aracaju-Barra, que servem de acampamento para famílias inteiras durante o período de festividades natalinas. “Isso é uma verdadeira situação de promiscuidade. Uma questão antissocial numa cidade tão bela e gostosa de se viver como Aracaju”, lastimou.

Fonte: Assessoria de imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais