![]() |
| (Foto: Cesar de Oliveira) |
O vereador Dr. Emerson usou o Grande Expediente da sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã de hoje, 30, para relatar o posicionamento da Polícia Militar de Sergipe na prevenção e solução da violência em Aracaju, pois em visitas aos bairros da cidade o parlamentar ouviu relatos dos moradores quanto a falta de segurança, venda de drogas e constantes assaltos.
“A ação da polícia é com base no mandado judicial e flagrante delito. Este último necessita de denúncia da população para ajudar o trabalho policial. Até porque a principal atuação de segurança para prevenir crimes é realizada por policiamento móvel, ou seja, viaturas nas ruas”, declarou Dr. Emerson. Ele ainda informou que durante um turno realizado, em Aracaju, por policiais nas ruas são totalizadas 380 ocorrências, sendo que 50% destas são referentes a perturbação do sossego provenientes de som alto.
O parlamentar também expôs que no quadro da Polícia existem 4.600 pessoas efetivas, mas que são precisos 7.100 para agir de forma eficaz contra a violência. Desta maneira o déficit totaliza 2.500. Em contrapartida, outro problema foi apresentado pelo vereador. “De 2009 a 2013 foram conduzidos ao sistema prisional – penitenciária – 23 mil criminosos, mas atualmente só permanecem presos 5 mil”, complementou o vereador.
A população com sensação de impunidade busca alternativas para punir seus agressores. Segundo Dr. Emerson, a violência feita com as próprias mãos, especificamente a prática de linchamentos teve seu maior índice este ano, num período registrado de janeiro a abril. “O problema cresce em progressão geométrica, enquanto a capacidade de solução em progressão aritmética”, disse o parlamentar.
A solução para esta questão está de acordo com o vereador, na resolução do problema na causalidade e não na conseqüência. Ou seja, é necessário começar pela família com uma educação cidadã e resgate de valores morais, ao mesmo tempo em que proporcionar uma educação em tempo integral para que assim os jovens passem mais tempo em contato com o conhecimento para uma vida ética e bem estruturada.
Dr. Emerson ainda acrescentou às soluções o funcionamento eficiente de redes de assistência aos drogados que possam tratar de forma humana, além da reestruturação do sistema prisional para possibilitar a recuperação e reinserção na sociedade. Por fim, o parlamentar citou a importância da revisão do Código Penal brasileiro para atualizar as atuais penas, que segundo Dr. Emerson, são brandas. ”Passam a idéia de impunidade aos criminosos. Muitos comentem delitos porque sabem que não serão penalizados”, concluiu.
Fonte: Assessoria Parlamentar

