O vereador do município de Carira, Josymario (Cidadania), foi vítima de agressões e ameaças de morte após uma sessão da Câmara de Vereadores do município ocorrida na última terça-feira, 12. O parlamentar usou as suas redes sociais nessa quarta-feira, 13, para tornar público o caso, e informar que registrou um boletim de ocorrência, além de ter solicitando imagens das câmeras no local.
“Infelizmente, existe muita tensão política e muita hostilidade política por parte de alguns colegas parlamentares, que ontem, inclusive, de certo modo, incentivaram uma situação de hostilidade que culminou em uma agressão física. É profundamente lamentável. Aqui fica obviamente o meu repúdio com a situação, não desejo para absolutamente ninguém. Espero que isso não se repita e que as medidas sejam tomadas”, diz o vereador em um vídeo.
Em conversa com o Portal Infonet, Josymario explicou que tudo começou quando, durante a sessão da terça, um dos parlamentares da casa se alterou após entender de forma equivocada uma fala dele e iniciar uma discussão.
O parlamentar contou ainda que, com os ânimos aflorados, mesmo após a sessão, o vereador continuou proferindo xingamentos de cunho pessoal e político contra ele, momento no qual, um de seus simpatizantes resolveu participar da discussão.
“Quando o apoiador dele se juntou a discussão, eu resolvi ir embora. Então, dei as costas e segui para o carro, quando ouvi o simpatizante dizer: ‘Se eu tivesse com uma arma aqui te matava’. Quando eu ouvi isso, fui pegar meu celular para registrar o que estava acontecendo, acabei baixando a cabeça e, com o descuido, o rapaz acabou disferindo um soco em meu rosto”, relata.
De acordo com Josymario, após a agressão, o rapaz continuou a ameaçá-lo e chegou a dizer que em uma outra oportunidade o “pegaria”. O parlamentar disse ainda que tentou prestar o boletim ainda no mesmo dia, mas a delegacia estava fechada. Então, se dirigiu para a unidade hospitalar do município, onde médico disse que ele teve um edema ósseo, mas nada grave.
“Quero frisar que a agressão física não foi feita pelo vereador, mas por seu apoiador. Eu já sofri violência verbal dele, mas nunca fui agredido fisicamente por ele”, afirma.
Polícia Civil
A Polícia Civil informou, por meio de nota, que um boletim de ocorrência relatando o fato foi prestado pela vítima e junto a ele foi anexado um relatório médico. Testemunhas do caso deverão ser ouvidas em breve. As investigações já estão em andamento.
Cidadania
Em nota divulgada nas redes sociais, o partido Cidadania de Sergipe se pronunciou sobre o ocorrido e lamentou que esse episódio não seja um caso isolado no Brasil.
“Lamentavelmente, esse não foi um caso isolado de violência política. Um recente estudo da UniRio evidencia que houve um aumento exponencial da violência política no Brasil, crescendo em 335% somente nos últimos três anos. Essa realidade não condiz com a democracia que devemos defender. Violências como as sofridas pelo vereador Josymario corroboram com esse triste índice, sendo absolutamente incompatível com o exercício democrático de um mandato parlamentar, visto que tem por intenção intimidar e impedir o trabalho importante de um vereador eleito pelo povo e pelo sufrágio universal, direito assegurado em nossa Constituição Federal”, diz parte da nota.
O partido repudiou o ocorrido e solicitou às autoridades competentes as providências cabíveis para evitar que situações desse tipo voltem acontecer. “O Cidadania estará sempre ao lado do fortalecimento do Estado Democrático de Direito e das garantias constitucionais”, finalizou.
Por Luana Maria e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B