Vereadores acusados de “tráfico de influência”

Delegado Thiago Leandro, titular do Cope
O vereador de Nossa Senhora do Socorro, Jairo Joaquim dos Santos, pretende solicitar uma audiência ao Secretário de Segurança Pública, João Eloy, no sentido de esclarecer as acusações que estão sendo feitas contra ele e seu colega, o vereador Vagnerrógers Lima Oliveira, pelo delegado do Centro de Operações Especiais (COPE), Thiago Leandro Oliveira.  O delegado entrou com representações contra os parlamentares alegando “tráfico de influência e quebra de decoro parlamentar”, no caso do roubo de mais de 100 pneus da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro em janeiro de 2010.

Procurado pela reportagem do Portal Infonet, o vereador Jairo Joaquim disse não querer polemizar, até mesmo por ser policial. “Eu estive no Cope apenas para pedir informações sobre as prisões dos acusados de envolvimento no caso, mais nada. Agi de forma natural, como um vereador que procura saber as questões do município. Vou relatar ao secretário de Segurança Pública o que aconteceu e só depois me pronunciarei. Não vou polemizar”, garante.

Representação foi enviada à presidente da Câmara, Maria da Taiçoca
O titular do Cope enviou à presidente da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro, no último dia 4 de fevereiro, uma representação contra os dois vereadores por quebra de decoro parlamentar. “No dia 1º de fevereiro, os dois vereadores estiveram no meu gabinete, juntamente com o advogado Dilson Oliveira Cruz, que se apresentou como advogado da Prefeitura de Socorro, perguntando a respeito das investigações no caso do roubo dos pneus e mais precisamente da participação de José Adeilton Vieira dos Santos, o Sulinho”, esclarece.

“Vereadores policiais”

O delegado contou que os parlamentares se apresentaram como ‘vereadores policiais’. “Eles praticaram em tese o crime de tráfico de influência, previsto no artigo 332 do Código penal e crime de Advocacia Administrativa, previsto no artigo do Código Penal, já que não estiveram no Cope representando formalmente a Câmara de Vereadores, além de utilizarem do fato de serem policiais e vereadores para patrocinar interesses privados de Sulinho, utilizando-se dos cargos que exercem”, enfatiza.

Thiago Leandro informou que dois acusados de envolvimento no roubo dos pneus da Prefeitura de Socorro estão presos: José Adeilton, Sulinho e Ednaldo Alves Santos, ‘Cinho’. “Um está preso aqui e o outro no presídio. Para se ter uma idéia, o irmão de um dos presos exerce o cargo de chefe de gabinete do vereador Vagnerrrógers. As representações encaminhadas ao Poder Judiciário (à juíza Olga Silva Barreto, da 2ª Vara Civil da Comarca de Socorro) e à presidente da Câmara, Maria da Conceição dos Anjos, visam apurar a conduta e o comprometimento ético dos dois vereadores que estavam atrapalhando as investigações”, ressalta o delegado.

Ex-secretário

Na representação por quebra de decoro parlamentar enviada à presidente da Câmara de Vereadores, o delegado Thiago Leandro afirma ter tomado conhecimento através do secretário de Transporte de Socorro, Givaldo Emanuel de Góis, que o vereador Jairo Joaquim é ex-secretário de Transporte. “Ele teria inclusive formulado requerimento para que fossem dadas explicações pelo atual secretário a respeito do crime e agora passa a defender interesses de um funcionário suspeito de participar do crime”, complementa.

Relembre

De acordo com o inquérito aberto para apurar o caso, na madrugada do último dia 3 de janeiro de 2010, alguns homens armados adentraram a garagem da Secretaria de Transportes do Município de Nossa Senhora do Socorro e subtraíram mais de 100 pneus, destinados à frota do município. “Existem indícios suficientes da participação de José Adeilton Vieira dos Santos, vulgo “Sulinho”, que é motorista da Prefeitura de Socorro, no crime”, diz o titular do Cope.

A reportagem do Portal Infonet tentou por diversas vezes contato telefônico com a presidente da Câmara Municipal de Nossa do Socorro, Maria da Conceição, conhecida como Maria da Taiçoca, para saber quais as providências adotadas após as denúncias, mas o celular estava “desligado ou fora de área”.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais