Vereadores continuam discutindo situação da Eunice Weaver

Secretária presta esclarecimentos/Foto: César de Oliveira
Na manhã desta terça-feira, 18, o presidente da Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Aracaju, Valdir Santos (PTdoB) e os vereadores Juvêncio Oliveira (DEM), Moritos Matos (PDT) e Simone Góis (PT), também integrantes da comissão, receberam no gabinete da Presidência, a secretária Municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira, para esclarecimentos sobre os convênios firmados entre a Prefeitura de Aracaju e a Sociedade Eunice Weaver.

Na oportunidade, Tereza Cristina, pediu desculpas por não ter tido tempo hábil para a organização de todos os documentos solicitados pela Comissão de Finanças para a prestação de contas dos convênios firmados entre a secretaria e a entidade filantrópica. “Estava em curso na cidade de Florianópolis e tivemos um problema técnico nas copiadoras, que impossibilitou a organização de toda a documentação, cujo contéudo é muito grande. Mas me comprometo a encaminhar todos os documentos até a próxima segunda, 24”, disse Tereza Cristina.

Indagada pelo vereador Juvêncio Oliveira sobre o programa Projovem, a secretária municipal explicou como funciona o programa e destacou que os recursos enviados para a sua execução não são definidos pela prefeitura. “O Projovem é um programa de âmbito nacional, portanto os recursos são definidos nacionalmente e as contas são analisadas pelo Tribunal de Contas da União e pela Controladoria Geral da União. Inclusive recentemente recebemos uma notificação do Tribunal de Contas de Sergipe, que fez um análise minuciosa desses convênios e ficou claramente expresso que os recursos enviados foram devidamente utilizados”, explicou Tereza Cristina.

Projovem

A secretária ainda ressaltou que Aracaju é destaque na realização do Projovem e referência nacional no que se refere às creches. “Somos um dos melhores do país no atendimento de creches. E no site do Ministério da Educação é possível verificar que Aracaju é destaque na execução do Projovem. Temos perfeita aceitação entre os participantes e, com isso, temos alcançado bons resultados”, declarou Tereza Cristina.

Durante a reunião, chegaram ao gabinete da CMA cerca de dez caixas contendo documentos da prestação de contas da Secretaria Municipal de Assistência Social, conforme havia garantido a secretária Rosária Rabelo em reunião realizada no último dia 11, com a Comissão de Finanças da CMA. Diante da grande quantidade da documentação, o vereador Nitinho (DEM) propôs a realização de um mutirão nos fins de semana para a análise de todos os papéis. “Proponho que seja feito uma mutirão com a comissão e vereadores interessados para que possamos analisar toda a documentação. Eu me disponho a trazer técnicos em contabilidade para nos ajudar na verificação desses documentos, que são muitos e creio que não temos o conhecimento necessário para analisá-los”, frisou Nitinho.

Auditoria

Seguindo o pensamento do vereador Nitinho, o vereador Fábio Mitidieri (PDT) aconselhou a contratação de uma empresa de auditoria. “Um empresa isenta, para que possamos ter um estudo técnico de toda essa documentação. Que essa empresa de auditoria pudesse auxiliar a Comissão de Finanças da Casa para a emissão de um parecer. Com todo o respeito, acredito que nós, vereadores, não temos a formação para analisar esses documentos com a profundidade necessária”, disse Fábio.

O presidente da Comissão de Finanças, Valdir Santos nomeou a vereadora Simone Góis como relatora do caso Eunice Weaver e disse que irá debater junto com os demais integrantes da comissão as propostas apresentadas na reunião desta terça. “Em seguida iremos nos reunir para a deliberação de algumas ações e assim que definidas comunicaremos a todos os vereadores”, afirmou Valdir.

Seriedade

Para o presidente da CMA, Emmanuel Nascimento (PT), a Comissão de Finanças do Legislativo Municipal tem trabalhado com seriedade, na busca por esclaracer e dar uma resposta à sociedade quanto aos convênios firmados entre a Prefeitura de Aracaju e a Sociedade Eunice Weaver. ” Parabenizo o vereador Valdir pela forma como vem conduzindo os trabalhos na comissão e também parabenizo os vereadores que não fazem parte da comissão, mas marcam presença nesta reunião. Dessa forma o Poder Legislativo está realizando o seu papel fiscalizador”, ressaltou.

Fonte: Ascom Cmaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais