Vereadores debatem o meio ambiente

Rosângela Santana e os participantes da sessão/Foto:Alberto Dutra

Discutir ações positivas em prol da preservação do Meio Ambiente desenvolvidas pelos órgãos ambientais em parceria com a comunidade. Esse foi o objetivo da Sessão Especial desta segunda, 7, na Câmara Municipal de Aracaju, cuja proposição foi da vereadora Rosângela Santana (PT).

Na ocasião, os convidados Lício Valério, superintendente de Recusos Hidrícos; Manuel Resende, superintendente do Ibama; Fabrício Ribeiro, presidente da Sociedade de Proteção à Biodiversidade Nordestina e Eduardo Marcelo Rocha, comandante capitão do Pelotão Ambiental, destacaram os respectivos trabalhos dos órgãos na tentativa de conscientizar cada vez mais a sociedade para o uso sustentável dos recursoso naturais.

 A vereadora Rosângela ressaltou a necessidade de educar a sociedade a fazer uso e reuso dos elementos naturais essenciais à vida humana. “Na medida em que não educamos a criança, nos resta depois criar leis para puni-los por não ter consciência do uso sustentável do meio ambiente. É necessário atuar na educação de crianças, jovens e toda a comunidade, mostrando-lhes a importância do meio ambiente, o seu ambiente. E nós, vereadores, devemos participar desse debate, no intuito de contribuir para a efetivação de campanhas e ações positivas em defesa do Meio Ambiente”, disse Rosângela.

O superintendente de Recusos Hidrícos Lício Valério destacou a Política Estadual de Educação Ambiental, cuja lei foi sancionada pelo governador Marcelo Déda no dia 8 de abril deste ano. “A Lei 6.882/2010, que institui a Política de Educação Ambiental e Sustentabilidade, é um processo individual e coletivo na construção de valores sociais na busca pela preservação do nosso meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais essenciais à nossa vivência. Ela estabelece que as escolas da rede pública e privada desenvolvam atividades com seus alunos e que tenham como foco o meio ambiente, possibilitando o seu conhecimento e as formas de manter o equilíbrio dele”, frisou Lício.

O superintendente do Ibama, Manuel Resende, chamou a atenção de todos para o fato de que meio ambiente é a saúde da comunidade e, portanto, devem ser realizados cuidados em favor da sua presevação para que assim os cidadãos também tenham saúde.”As pessoas para se sentirem bem precisam de um ambiente equilibrado e fazer parte dele. Por isso digo que meio ambiente é também saúde. Não adianta você trabalhar com uma ação protetora se não trabalhar com o cidadão e o seu conhecimento sobre o ambiente, daí a importância da educação. O cidadão precisa conhecer o meio ambiente. Recentemente capacitamos multiplicadores para que haja o crescimento da consciência sustentável de forma que o cidadão possa ser um parceiro da campanha estatal na preservação do meio ambiente”, disse Manuel.

Parceria

Em reforço às palavras do presidente do Ibama, o comandante do Pelotão Ambiental, capitão Eduardo Marcelo Rocha, frisou a necessidade da polícia atuar em parceria com órgãos ambientais no desenvolvimento de ações que visam manter o equilibrio do meio ambiente. “Não temos como trabalhar com o meio ambiente se não tivermos a parceria dos órgãos ambientais. Tráfico de animais, queima irregular de madeira são algumas das ocasiões em que atuamos juntamente com a Adema, Ibama e Emsurb, grande parceira nossa na questão da poluição sonora. É preciso ter parceria”, declarou.

Já o presidente da Sociedade de Proteção à Biodiversidade Nordestina, Fabrício Ribeiro, utilizou a tribuna para destacar a necessidade de efetuar ações também na área de reciclagem de materiais. “Estamos realizando estudos a respeito da reciclegem do côco. Muita gente apenas toma a água de côco e desprezam a sua carne e a sua fibra, que pode ser utilizada como matéria-prima de cadeiras, sofás e demais produtos. É necessário que realizemos uma forma de conscientizar a população de que esse material pode ser reutilizado por outras pessoas como a confecção de produtos para serem comercializados”, afirmou Fabrício.

Fonte: Ascom Cmaju

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais