Iran Barbosa: "Estamos em um retrocesso" (Fotos: Portal Infonet) |
“Aracaju está entregue ao lixo por toda a parte. No aniversário da cidade, o retrato que nós temos é de abandono, não só em relação ao lixo, mas em relação à iluminação, à podagem de árvores, à limpeza urbana. Aracaju está entregue às moscas, literalmente é uma cidade abandonada onde nós temos um retrocesso muito grande”. A afirmação foi feita na manhã desta terça-feira, 15 a situação da irregularidade na coleta de lixo em Aracaju.
De acordo com ele, o que está acontecendo é uma imperícia administrativa para um serviço essencial e básico para o funcionamento da cidade que é a coleta do lixo. “Estão querendo transformar uma situação de agora, como se fosse nova. Na realidade o povo de Aracaju sabe que nós estamos enfrentando ao longo dessa gestão, uma série de problemas relativos à coleta do lixo”, ressalta.
Jailton Santana: "Questões políticas" |
O vereador disse ter apresentado semana passada, um requerimento solicitando informações sobre a substituição que foi feita, da empresa que recolhe o lixo.
“Eu preciso dessas informações como fiscal do povo, para que possamos analisar a realidade e entender porque não se executa os serviços básicos de coleta de lixo na cidade. Hoje estamos voltando à situação em que o lixo é coletado em caçambas, com o trabalhador em pé em cima do lixo, expondo a todo tipo de risco, a sua saúde. É inaceitável pra uma cidade que conseguiu avançar bastante em alguns quesitos, retroceder a anos em que eu ainda estava começando a militar na vida estudantil”, lamenta.
Política
Já o vereador Jailton Santana (PSC), lamentou a situação que classificou como caos na limpeza pública de Aracaju e reprovou a postura de órgãos públicos.
“Questões políticas tem impedido a regularização da coleta de lixo na capital sergipana, expondo a população aracajuana ao risco de doenças. A Prefeitura de Aracaju agiu de forma equivocada por não ter programado com antecedência a licitação emergencial para contratação da nova empresa de coleta, já que a concorrência que estava sendo planejada foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, entende.
“Se a empresa não tem licença e a coleta foi feita de forma equivocada com caçambas, a Adema agiu de forma correta, mas na medida em que os caminhões compactadores já estão aqui, a Adema deve ter bom senso e conceder a liberação. Vale ressaltar que estes carros já realizam o serviço fora de Sergipe, mas em Aracaju há um impasse político e gente se aproveitando do momento que antecede as eleições para prejudicar a população. Existem medidas punitivas que podem ser adotadas pela Adema, mas ela não pode deixar Aracaju no lixo”, completa Jailton Santana.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B