Vereadores temem que mesa protele instauração da CPI

Vereadores temem que mesa protele instauração da CPI da saúde (Foto: Arquivo Infone)

Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju demonstraram preocupação com o tempo que a Mesa Diretora leva para colocar na pauta de votação a CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] da saúde, que visa apurar e apontar direcionamentos que solucionem o impasse entre Hospital de Cirurgia e Prefeitura de Aracaju.

Existe o temor de um descumprimento da palavra de Nitinho Vitale (PSD), presidente, que afirmou que não iria embarreirar os trâmites do requerimento na Casa. De acordo com o líder da oposição, Élber Batalha (PSB), já existe uma cobrança de outros parlamentares para que o projeto seja lido em plenário, o que ainda não aconteceu. “Alguns vereadores estão relutantes com a situação. Nós da oposição não concordamos com essa demora e vamos ser intransigentes para defender que venha a plenário, porque os requisitos foram cumpridos e ela precisa ser instalada. Não há o que discutir sobre isso”, reclamou Élber Batalha. “É uma manobra para se chegar o recesso e não ter nenhum desenrolar do assunto”.

O autor da CPI, Isac Silveira (PC do B), endossou os argumentos de Batalha. “Tenho o mesmo entendimento. Já chegou o momento de votar no plenário. O parlamento precisa se posicionar, o tema é urgente. Infelizmente o regimento interno apregoa que haja votação mesmo tendo todas as assinaturas necessárias para a instauração”, reclamou.

Após a votação, serão nomeados o presidente, relator, primeiro, segundo e terceiro secretários, além da convocação de assessoria técnica para dar encaminhamentos à investigação da chamada ‘CPI da saúde’.

Durante a sessão desta quarta-feira, 13, Lucas Aribé (PSB) utilizou a tribuna para criticar a demora. “A prefeitura envia projetos, protocola, e em menos de 24 horas são lidos. Qual é a diferença? Que problema está ocorrendo no requerimento da CPI? Tem algum erro, falha, incongruência ou alguma coisa para justificar a não leitura no expediente?”, questionou.

O presidente Nitinho Vitale minimizou as preocupações dos colegas, e garantiu que não há o intuito de atrasar o procedimento. “É pressa, preocupação deles, é natural que cobrem ao parlamento. Amanhã (quinta-feira, 14) pela manhã o requerimento vai ser lido e encaminhado às comissões, que emitirão parecer e decidirão se irão para a pauta da próxima semana ou se ficará para o próximo ano”, respondeu.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais