Votação paralela comprova confiabilidade das urnas

Urnas das seções 232 e 458 foram usadas na votação paralela (Foto: arquivo Portal Infonet)

O procedimento de votação paralela nas urnas usadas para as eleições do segundo turno em Aracaju foi concluído com êxito. Trata-se de uma auditoria com o objetivo de demonstrar o funcionamento e a segurança das urnas eletrônicas.

Na prática, essa auditoria consiste em realizar uma votação paralelamente à votação oficial, a fim de comprovar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo que foi escrito em uma cédula de papel e em um terminal de apuração independente “Este é um procedimento de auditagem e de comprovação da confiabilidade da urna eleitoral”, comenta o juiz eleitoral Paulo Marcelo Silva Ledo, presidente da Comissão de Votação Paralela.

No segundo turno, foram usadas duas urnas na Votação Paralela. Uma delas foi retirada seção eleitoral 232, na 2ª Zona Eleitoral, instalada no Instituto D. Fernando Gomes; e a outra veio da seção 458, na 27ª Zona Eleitoral, que fica na Escola Intelellectus.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais