Voto destituinte: O que pensa os Aracajuanos?

‘Voto destituínte’, ’Voto revogatório’, ‘Deseleição’. Essas são algumas denominações para o voto que permite o eleitorado destituir um representante, antes da data regular de fim de mandato. Este mecanismo tem a intenção de dá poder especial ao povo, de modo a que população não tenha que continuar aceitando como representante alguém que se revela corrupto, incompetente ou inoperante.

No Brasil, em 2003, o exemplo bem-sucedido da Califórnia encorajou o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) apresentar no Senado, um projeto de emenda constitucional implantando o ‘referendo revogatório’. A idéia é que os eleitores possam retirar o mandato daqueles políticos que tenham prejudicado o erário público, seja por roubo ou inoperância.

Com a eclosão do escândalo do mensalão, em 2005 um projeto semelhante foi apresentado por três deputados do partido PSol. Essas iniciativas continuam tramitando no Senado e hoje, segundo o senador Valadares, é uma bandeira defendida pelo PSB.

A equipe do Portal Infonet esteve nas ruas para saber se a idéia do voto destituinte, agrada a população Aracajuana.

 
Gilson Vieira
“Se vai funcionar eu não sei, mais seria bastante interessante, porque esses políticos iriam no mínimo ter medo de desagradar a população”, comentou Gilson Vieira.
“Acho que funciona, mas teria que ser algo muito organizado para não virar só mais uma opção da oposição, para desmoralizar o concorrente”, pontuou o distribuidor, Jolenaldo Santana Santos de 44 anos.  
Jolenaldo Santana
 
Alex Lemos
O comerciante Alex Lemos acha que o voto destituinte não irá funcionar de maneira correta. “Projetos para melhorar questões como Educação, Saúde e Segurança Pública é que deveriam ser apresentados. Se a população tiver que votar para tirar os corruptos, nós não iremos sair de trás das urnas, vamos cansar de tanto votar”, alfinetou.
“Não sei se isso funcionaria direito, acho que essa história de dar poder ao povo é mais uma estratégia para entrarmos nas brigas partidárias. O povo tem é que decidir bem na hora de eleger”, ressaltou o vendedor José Pereira de Oliveira.  
José Pereira de Oliveira
 
Mércia de Souza
Já a comerciante Mércia de Souza acredita que essa seria uma ótima opção para acabar de vez com os corruptos. “Cada político que fosse destituído do cargo não poderia mais voltar a se candidatar a nada. Se esse voto destituinte for para tirar de vez essas pessoas do cenário político eu sou a favor mesmo”, pontuou.

“Concordo com esse projeto. Temos que ter o direito de tirar aqueles que traem a confiança do povo e que não respeitam o cargo que exercem”, comentou a empresária Débora Rocha.

 

 
Débora Rocha
 
Vânio Matos

“Temos que saber exatamente como irá funcionar esse projeto, porque pode parecer uma coisa boa, mas se isso for usado para fomentar as brigas partidárias o povo vai continuar sendo enganado” relatou o autônomo Vânio Matos.

 

“Um projeto desse tinha que ser aprovado há muito tempo, porque o cenário político brasileiro é uma vergonha. Elegemos tanta gente corrupta, tanto ladrão que esconde dinheiro em meia e cueca. Acho que tá na hora do povo também colocar para fora”, desabafou o comerciante Alan Souza Santos  
Alan Souza
 
Carlos Horácio
“Acho uma proposta interessante, quem sabe dessa forma esses políticos não criam vergonha na cara e ficam com medo de perder o poder, fazendo a coisa correta uma vez na vida”, comentou o vendedor Carlos Horácio,45 anos.

“Eleição é sempre uma chatice. Sem contar que no final, nesse país, tudo acaba em pizza mesmo. O povo só vai é perder tempo em urna” enfatizou o vendedor Gervásio Santana.

 
Gevársio Santana
     
E você internauta? O que acha do Voto Destintuinte? Dê sua opinião no espaço de comentários abaixo e participe desta enquete.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais