Zezinho entrega Plano para erradicação de casas de taipa

Zezinho Guimarães destaca ações visando erradicar casas de taipa (Foto: Divulgação)
O deputado Zezinho Guimarães (PMDB) foi recebido nesta terça-feira, 12 pelo secretário de Estado do Planejamento, Sérgio Ferrari, quando fez a entrega do Plano de Ação para Erradicação de Casas de Taipa em Sergipe. O parlamentar explicou que elaborou esse plano de ação durante sua permanência de 11 meses na superintendência da Funasa, tendo constatado “in loco” esse problema que atinge mais de 60 mil pessoas.

Segundo ele, existem 12.500 casas de taipa no Estado com famílias convivendo com a Doença de Chagas, sem acesso ao saneamento básico, água e outras infraestruturas. Zezinho Guimarães acredita que a execução do seu plano de ação poderá erradicar as casas de taipa m Sergipe no prazo máximo de três anos.
De acordo com o deputado estadual, as casas que substituirão as de taipa podem ser construídas em 15 dias.

“São as chamadas ‘Ecocasas’ edificadas em alvenaria com dois ou três quartos, sala, cozinha e banheiro. Os recursos financeiros para a construção de 12.500 serão oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza que foi prorrogado por mais oito anos pelo governador Marcelo Déda. Deve ser salientado que essa soma de dinheiro representa menos da metade que o Fundo irá arrecadar nos próximos anos”, afirmou Zezinho Guimarães, destacando que a construção das casas vai também gerar 15 mil empregos diretos e 20 mil indiretos.


O parlamentar diz estar confiante de que o governo do estado irá ‘abraçar’ essa iniciativa. Para ele, o Poder Público tem o dever de erradicar as casas de taipa em Sergipe porque “chega a ser desumano condenar mais de 60 mil pessoas a continuar vivendo em condiçõestão miseráveis”. O secretário Sérgio Ferrari mostrou-se sensível ao problema e, de pronto, revelou que vai entrar em contato com a empresa que constrói as “Ecocasas” para verificar a viabilidade da execução das obras.

Fonte: Assessoria Parlamentar


 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais