Zezinho Guimarães quer instituir o EIV para proteger as micro e pequenas empresas

Zezinho Guimarães
O deputado Zezinho Guimarães (PMDB) vai apresentar na próxima semana um projeto de lei instituindo em Sergipe o EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) “para impedir a continuidade do “massacre” que as redes de supermercados multinacionais estão impondo à micro e pequenas empresas diante dessa concorrência predatória”. Em pronunciamento na sessão de hoje da Assembleia Legislativa, o parlamentar explicou que o EIV estabelece critérios, limites e outros procedimentos para a instalação e funcionamento de redes de supermercados em Aracaju e municípios do interior.

“Vamos empunhar essa bandeira em defesa dos micro e pequenos comerciantes porque não podemos mais aceitar que eles sejam obrigados a fechar as portas de seus estabelecimentos por não terem condições de competir com os grandes supermercados instalados nos bairros e que hoje vendem desde gêneros alimentícios até peças de vestuário, medicamentos, móveis, eletrodomésticos e outros produtos que são encontrados em lojas, boutiques, farmácias, mercearias”. Zezinho Guimarães alertou para o fato de que os micro e pequenos empreendimentos são responsáveis por 99% dos empregos gerados no Estado e não podem deixar de existir em função das grandes redes de supermercados.

Para ele, é necessário conter essa perversidade de grupos multinacionais que, em última análise, compromete a sustentabilidade econômica de Sergipe. “Já observamos anteriormente que, diante de qualquer crise na economia do país ou do mundo, esses grandes empreendimentos são os primeiros a mandar seus funcionários para o olho da rua”, afirmou, acrescentando ainda que aqueles que trabalham nos supermercados têm seus direitos desrespeitados e chegam a ter apenas um dia de descanso durante o mês, além da remessa de lucros para seus países de origem.

O deputado acredita que o Estudo de Impacto de Vizinhança poderá preservar os micro e pequenos negócios porque vai conter essa escalada de instalação de supermercados de grande porte em bairros e municípios onde tradicionalmente os consumidores fazem suas compras em pequenos estabelecimentos comerciais. Zezinho Guimarães conclamou o governador Marcelo Déda, deputados estaduais e prefeitos a abraçar essa causa “porque isso não é globalização ou concorrência, mas uma exacerbada concentração de renda”.

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais