Os problemas que afetam a zona de expansão da capital, situação que levou vários presidentes de associações de moradores da área a acompanhar a sessão, foi o tema tratado pela deputada estadual Susana Azevedo (PSC) nesta terça-feira, 15. A parlamentar disse que todos os povoados da comunidade estão situação de agonia e as famílias estão temerosas com a ameaça de contrair doenças graves, como a leptospirose. Susana Azevedo: “É preciso uma força-tarefa”/Foto: Agência Alese
Susana Azevedo afirmou que a Prefeitura de Aracaju não compareceu, até o momento, ao local para adotar providências. “Quem acha que ali é um paraíso precisa ver o descuido do poder público. Os ônibus que atendem a comunidade são velhos”, argumentou. A deputada lamentou o fato da prefeitura oferecer tratores aos líderes comunitários para fazer a drenagem. Eles são obrigados a pagar aos tratoristas. “É preciso um projeto, uma força-tarefa para resolver a situação”, defendeu.
O discurso da parlamentar foi acompanhado pela exibição de fotos mostrando ruas alagadas e casas ilhadas. Susana lamentou a ausência da Emurb nos povoados afetados pelas fortes chuvas. “Até o momento não apareceu ninguém, nem o prefeito de Aracaju. Queremos marcar audiência com o Ministério Público para discutir uma solução imediata. As águas não são drenadas e esse problema atinge todos os moradores. O poder público municipal esqueceu essas pessoas”, disse.
Ruas viram rios
De acordo com Susana, o drama dos moradores fica ainda maior com as chuvas que transformam ruas em rios. “A população tem dificuldade em sair de casa. Por isso peço a criação de uma comissão de deputados que solicite ao Ministério Público Estadual um plano de ação para reduzir o sofrimento dessas pessoas”, sugeriu a parlamentar.
O pronunciamento da deputada recebeu o apoio de vários parlamentares. O deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB) disse que a região precisa urgentemente de um trabalho planejado que seja capaz de dar um jeito nos problemas. “É preciso fazer um serviço de macrodrenagem urgente. Mesmo que se usem caminhões pipas, não resolve. Não temos um Plano Diretor e a zona de expansão está recebendo vários empreendimentos imobiliários. Estou disposto a fazer parte dessa comissão”, avisou.
Outro parlamentar que ofereceu seu nome para integrar a comissão foi Antônio dos Santos (PSC). “Sugeri (antes) que fossem adotadas providências, como o pagamento de aluguel de casas para quem estava desabrigado. Infelizmente, muitos não conseguiram alugar casas. A água está contaminada, vi muitos ratos naquela região. É uma situação difícil e a prefeitura poderia fazer uma parceria com o governo”, sugeriu o deputado.
Fonte: Agência Alese
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B