280 casos de violência contra crianças e adolescentes

(Foto: Ascom SMS)

O Núcleo de Prevenção a Violências e Acidentes (Nupeva) da Secretaria Municipal de Saúde notificou, de janeiro a julho de 2012, 208 casos suspeitos ou confirmados de diferentes tipos de violência contra a criança e adolescente. O número de notificações e as estratégias da capital sergipana para ajudar na prevenção e monitoramento da violência contra a criança e o adolescente foram apresentadas ao Ministério Publico (MP/SE), durante a reunião da Comissão Avaliadora do Prêmio Inovare – cujo objetivo é identificar premiar e disseminar ações inovadoras.

A reunião foi coordenada pela Promotoria dos Direitos da Criança do Adolescente do MP e contou com a participação de representantes das redes sociais que atuam com o Sistema de Aviso Legal por Violências, Maus Tratos ou Exploração Sexual Contra a Criança e o  Adolescente (Salve).  Um dos objetivos da reunião foi o de conhecer os avanços alcançados em Aracaju e em Sergipe com a implementação do Salve.

A referência técnica do Nupeva/SMS, Karla Viviane Andrade, destacou a importância do Salve no município de Aracaju. “O Salve está contribuindo com a ampliação e o fortalecimento da intersetorialidade da rede de proteção a criança e o adolescente”, diz. 

Entre os 208 casos notificados pelo Nupeva/SMS estão registrados os mais diferentes tipos de violência como situações de negligência e abandono, abuso sexual, trabalho infantil, abuso físico, abuso psicológico e síndrome especificada de maus tratos.

As informações coletadas são de usuários atendidos nas diversas unidades de assistência em Saúde: Unidades de Saúde da Família; Centros de Especialidades Medicas de Aracaju (Cemar); Centros de Atendimento Psicossocial (Caps); o Serviço de Referencia Estadual de Atendimento as Vitimas de Violência Sexual da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e nas urgências da zona Norte e zona Sul da capital.

A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, vem acompanhando os relatórios do Nupeva e parabenizou o trabalho de sensibilização na rede de saúde pública de Aracaju.  “É compromisso dos profissionais da Saúde notificar os casos de violência contra crianças e adolescentes. Por meio do Nupeva, temos conseguido sensibilizar mais pessoas e profissionais para notificação dos casos suspeitos de violência. Esse compromisso é fundamental para romper o silêncio e ciclo da violência”, diz.

Parceiros do Salve

Além da SMS, integram a rede social do Salve a Secretaria Estadual da Saúde (SES), Secretaria Municipal da Educação (Semed), Secretaria do Estado da Inclusão Assistência, e do Desenvolvimento Social (Seids), Centro de Atendimento a Grupos Vulneráveis (CAGV), Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Conselhos Tutelares da Criança e do Adolescentes,  Conselho Estadual da Criança e do Adolescentes (CEDCA)  e Instituto Brasileiro dos Direitos da Família (IBDFAM).

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais