38% dos estabelecimentos recebem nota máxima

(Foto: Anvisa)

A qualidade sanitária de 2.075 bares, restaurantes e outros estabelecimentos que vendem alimentos em 26 cidades do país, incluindo 11 sedes da Copa do Mundo, foram avaliados pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Do total, 38% dos estabelecimentos de alimentação do país foram certificados com nota máxima.

Os locais que cumprem mais rigorosamente os requisitos da vigilância sanitária recebem o selo da categoria A, seguidos pelos selos B e C. Entre os itens analisados estão controle de tempo e temperatura dos alimentos, higiene e prevenção de contaminação. Bares, lanchonetes e restaurantes vão ter nota afixada na entrada principal. A gerente geral de alimentos da Anvisa, Denise Resende, explica que o objetivo do projeto é tornar mais rígidas as normas sanitárias de cada estabelecimento, além de trazer garantia de segurança ao consumidor.

"Esse projeto traz a melhoria de práticas sanitárias para o restaurante porque ele tem um maior rigor na correção das suas falhas, então ele está observando porque ele vai receber uma pontuação, então isso movimenta o setor para melhoria, outro fator importante desse projeto é que você mostra para o cidadão, para o consumidor, o resultado da inspeção e do trabalho da vigilância sanitária, que hoje a vigilância faz a inspeção, mas muitas vezes o consumidor ele não sabe o resultado dessa inspeção e a partir dessa categorização, então, isso fica claro para o consumidor", gerente geral de alimentos da Anvisa – Denise Resende.

Os estabelecimentos também podem ser classificados como pendentes, por possuírem condições inaceitáveis como falta de higiene e contaminação de alimentos. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, diz que será exigido que esses locais se adequem a legislação.

"Aqueles que não cumpriram, aqueles que continuam sendo rigorosamente sendo avaliados pelas vigilâncias sanitárias dos municípios, dos estados, e no caso dos aeroportos pela própria Anvisa esses continuam sendo monitorados, continuam sendo exigidos deles que eles se adequem a legislação e passem a responder a todas as exigências da legislação", ministro da Saúde – Arthur Chioro.

As inspeções foram realizadas pelas vigilâncias locais, com o apoio da Anvisa, de janeiro a maio deste ano. Pelo site da Anvisa, é possível acompanhar a nota de cada local, no endereço.

Fonte: MS 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais