60 pessoas estão na fila de espera para transplante

Maria José lamenta não ter conseguido doar as córneas de sua filha (Foto: Portal Infonet)

A manicure Aline Patrícia dos Santos, 33 anos, foi assassinada no último dia 27 de abril, no bairro Inácio Barbosa. A família tinha intenção de doar as córneas de Aline, porém, segundo informou a família, no Instituto Médico Legal (IML) não havia um profissional disponível para realizar o procedimento.

O corpo chegou ao IML por volta das 2h30 da madrugada, mas o médico só teria chegado às 9h da manhã.  Em Aracaju, cerca de 60 pessoas estão na fila de espera para transplante de córneas.

A mãe, Maria José dos Santos, contou que no IML foi passada a informação de que não poderiam fazer a captação das córneas por falta de pessoas especializadas. “Agente queria muito doar as córneas da minha filha. Gostaria de ver seus olhos em outra pessoa, pois ela tinha olhos lindos”, lamentou a mãe.

O coordenador da Central de Notificação, Captação e Distribuição Órgãos de Sergipe (CNCDO/SE), Benito Fernandez, explicou que há procedimentos específicos para a captação das retirada das córneas. Sobre a ausência do profissional para realizar o procedimento, Benito esclarece que pelo menos duas vezes ao dia funcionários da CNCDO vai até o IML para identificar possíveis doadores.

“Somente com parada respiratória é que poderá tirar as córneas, que poderá ser captada até 6 horas após a morte. Infelizmente não há pessoas de plantão no IML, mas a gente faz visita presencial no Instituto diariamente. Contamos com a colaboração dos funcionários do IML, para nos comunicar sobre as famílias que desejam fazer a doação. A gente já deixou um cartaz lá para que os funcionários nos liguem para que façamos a captação”, explicou Benito, ao ressaltar que há pelo menos 60 pessoas na lista de espera de doação de córnea.

Benito Fernandez "Há pessoas na fila aguardando pelas doações e a gente pede a compreensão dos funcionários do IML"

O coordenador da CNCD faz ainda um apelo à população. “Há pessoas na fila aguardando pelas doações e a gente pede a compreensão dos funcionários do IML, para que nos comunique se as famílias decidirem doar. Os números são  08002843216 ou 79- 3259-3491”, pede, Benito.

IML

O Instituo Médico Legal (IML) esclarece que não há um profissional para fazer o procedimento porque a captação dos órgãos é de responsabilidade da Central de Transplantes. A assessoria de comunicação do IML esclarece também que quando as famílias comunicam a doação, a Central é imediatamente chamada para fazer a captação.

Por Eliene Andrade

*A matéria foi alterada às 08:21h, para acréscimo de infomrações.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais