A radioterapia e o drama de quem precisa do tratamento

Somente este mês, a máquina de radioterapia apresentou problemas (Foto: Arquivo Infonet)

Sergipanos que sofrem contra o câncer e que necessitam receber tratamento de radioterapia, vivem um drama no Estado. Segundo depoimentos colhidos pelo Portal Infonet, a situação se agrava devido ao maior hospital público do estado, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) contar com apenas uma máquina de radioterapia.

Somente em 2014, o Centro de Oncologia do Huse realizou cerca de 15.500 atendimentos no ambulatório. Desses, 777 pacientes ficaram internados na unidade para realizar algum tipo de tratamento.

Sheila Galba que integra o grupo ‘Mulheres de Peito’ conta do drama que é realizar o tratamento de radioterapia, em decorrência de problemas gerados na máquina e que para de funcionar, deixando os pacientes sem o tratamento.

“Por enquanto a máquina está concertada. Do dia 17 até agora [24], fiz três sessões de radioterapia. O que a gente quer é que se compre uma nova máquina pensando no futuro, para nossos filhos, netos e até amigos que venham a ter essa doença. O câncer está aumentando muito nas pessoas. Antes éramos quatro mulheres do grupo, hoje já somos 68 com câncer de mama”, conta.

Somente neste mês de agosto, o aparelho de radioterapia apresentou problemas por duas vezes, dificultando assim o tratamento dos pacientes. O drama vivido por Sheila Galba foi noticiado pelo Portal Infonet no dia 17 de agosto deste ano. Ela e mais um grupo de mulheres ficaram sem realizar a radioterapia no turno da manhã, devido à bomba da máquina ter apresentado problema. “O nosso drama é porque a máquina trabalha dia e noite e o que fizeram foi apenas consertar a bomba e não trocaram, o que pode a vir a quebrar novamente. Muitos pacientes vem do interior do estado e precisam fazer o tratamento”, lamenta.

Já uma semana antes, no dia 11 de agosto, o aparelho já tinha apresentado defeito. Na porta do setor de oncologia do Huse, Lucia Rivanda Mota e Ivone Rodrigues de Souza conversaram com a equipe de reportagem da Infonet e relataram o drama sofrido pelos seus próprios familiares que estão com câncer e necessitam do tratamento no Hospital de Urgência.

Tratamento fora

Na tentativa de reduzir a fila de pacientes que precisam do tratamento, alguns deles são encaminhados para realizar o tratamento fora do estado, mais precisamente no estado da Bahia.  De 2014 até fevereiro de 2015, 119 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que residem em Sergipe, viajaram para se submeter ao tratamento na Bahia. Isso porque atualmente funciona um aparelho no Huse e outro no Cirurgia.

Hospital do Câncer

Uma das alternativas para amenizar o sofrimento dos pacientes com câncer será a conclusão e entrega do Hospital do Câncer em Aracaju, que está sendo construído no bairro Capucho. Mas apesar do Governo do Estado garantir que irá conseguir recursos suficientes para construir a unidade hospitalar, o processo está ‘empacado’ em consequência da ausência de licitação.

Segundo o governo, a unidade contará com 170 leitos, sendo 120 para adultos, 30 infantis e mais 20 de UTI para crianças e adultos, além de um moderno Centro de Imagens que integrará os mais modernos equipamentos, a exemplo de dois aceleradores lineares, dois tomógrafos, dois aparelhos de ultrassonografia, dois Raio-X, mamógrafo digital, ressonância magnética, gama câmara, eletrocardiograma, cintilografia, pet scan, entre outros.

SES

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com o assessor de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Alberto Jorge que informou que há cerca de dez dias, tecnicos do Ministério da Saúde (MS) estiveram no Huse para realizar um estudo na unidade de saúde para se achar um melhor local onde será implantado a nova máquina de radioterapia. Esclareceu ainda que o MS já abriu o processo licitatório para aquisição da máquina e que a previsão do estado é para que após os trâmites, em um ano, a máquina esteja a disposição dos pacientes com câncer.

A assessoria acrescentou ainda que o Hospital Universitário também está adquirindo uma máquina de radioterapia para atender aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais