A saúde no estado e no município está falida, avalia CRM

"Vistorias não vão parar" garantem os conselhos (Foto: Portal Infonet)

Esse foi o diagnóstico do conselheiro Hyder Aragão de Melo, após vistoria realizada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) nas duas unidades de Saúde de Aracaju, a Nestor Piva e Fernando Franco. O Conselho Regional de Enfermagem também avaliou as duas unidades e chegou a interditá-las. Mesmo diante dos problemas encontrados pelo Coren e CRM, as unidades retomaram o atendimento, mediante medidas paliativas tomadas pela Prefeitura de Aracaju.

Os dois conselhos asseguraram que as vistorias serão intensificadas no Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) e no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). “Nós não entendemos o porquê dessa crise repentina instalada na saúde municipal. Não sabemos se é para forçar a instalação Organizações Sociais (OS’s) para o gerenciamento das ações e serviços nas unidades de Pronto Atendimento Nestor Piva e Fernando Franco. Nas últimas semanas o problema só tem aumentado”, alerta.

Sobre a fiscalização, Hyder explica que faz parte das bases dos conselhos. “É algo que fazemos rotineiramente. Na ultima semana houve uma piora nas condições de trabalho. Quando isso acontece, as consequências são muito graves. Portanto, vamos intensificar essas vistorias inclusive nos municípios”, avalia.

Sobre a liberação dos hospitais, o conselho ressalta que as duas unidades voltaram a atender em condições mínimas de atendimento. “As duas unidades foram liberadas porque cumpriram as condições mínimas de funcionamento. A gente precisa que a sociedade seja atendida da melhor forma possível”, diz.

Coren

A presidente do Coren/SE, Gabriela Resende, relatou foram encontrados materiais fora da validade em uma das vistorias. “O equipamento estava para ser utilizado para o uso dentro da sala de estabilização da unidade quando na verdade já deveria estar para descarte o material. Hoje estamos retornando para que se observe se as condições em que essas unidades se encontram”, ressalta.

SMS

A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi procurada pela reportagem do Portal Infonet, mas no momento estão reunidos com o secretário da comunicação da Prefeitura. O Portal está à disposição para o envio posterior de uma resposta por meio do jornalismo@infonet.com.br ou poderá entrar em contato pelo (079) 21068000.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais