(Fotos: Portal Infonet) |
Um domingo,21, para conscientizar a população sobre a qualidade de vida dos idosos e esclarecimentos sobre a doença de Alzheimer. Dezenas de pessoas foram até os arcos da Orla de Atalaia onde participaram da mobilização promovida pela Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) regional Sergipe. De acordo com a presidente da associação, Maria Suzana Souza, é preciso mais informação para a população sobre a doença e as ações que são desenvolvidas na Abraz.
A presidente que é especialista em Neuropsicológica alerta para os casos de demência no Brasil. Segundo dados divulgados pelo site da Abraz, cerca de 35,5 milhões de pessoas com demência no mundo. Este número praticamente irá dobrar a cada 20 anos, chegando a 65,7 milhões em 2030 e a 115,4 milhões em 2050 segundo dados fornecidos pelo Relatório de 2012 da Organização Mundial da Saúde (OMS) realizado juntamente com a associação Internacional de Doença de Alzheimer (ADI).
A presidente da Abraz (de óculos de sol) faz o alerta |
“É preciso que todos possam contribuir para que o idoso tenha acesso a atividades. Hoje na Abraz Sergipe nós temos 56 voluntários com uma lista de cadastro de 1427 idosos com Alzheimer e outras doenças, além de idosos que são assistidos com as nossas atividades como curso de informática, hidro, exame mental e outras atividades que são oferecidas pela associação de forma gratuita. Nós somos uma ONG e precisamos de ajuda do Estado”, ressalta a presidente, reforçando que é importante o envolvimento com atividades intelectuais e de lazer, fazer exercícios físicos regulares, ser socialmente ativo, manter uma alimentação equilibrada, reduzir o nível de estresse, do colesterol e a Pressão Arterial, não beber em excesso, não fumar, ir regularmente ao médico, ter uma visão positiva da vida, enfim, ter bons hábitos ao longo da vida.
Aos 82 anos, Antônia Vieira Campos, afirma que com o passar dos anos tem procurado continuar ativa. “Tenho seis filhos e já perdi a conta de quantos criei, hoje procuro continuar ativa. Sempre procuro sair de casa e conversar, além disso, pratico costura, faço caminhada e tomo conta da minha casa”, diz.
Muitos idosos e familiares participaram da caminhada |
A família de Eleni Souza e Pereira, de 71 anos, tem acompanhado a idosa em diversas atividades. “Nós sabemos que existem muitos idosos que são excluídos porque muitos não sabem como tratar com eles, mas sempre procuro informações para que possa ajudar a minha mãe. Na minha casa, graças a Deus não tem ninguém com Alzheimer, porém é importante que todos conheçam formas de se prevenir. A minha filha de dois anos, a Bianca também já acompanha tudo”, diz Eleni Souza Andrade.
Eleni que é professora aposentada fala que para chegar aos 71 com disposição é preciso cuidar da mente. “Tenho amigas que não fazem nada de atividade e isso é ruim porque você pode ficar isolada. Já teve um tempo da minha vida que comecei a ficar um pouco triste, mas busquei em Deus e em grupo a melhora”, reconhece.
A Braz fica localizada na rua Guilhermino Resende, 426, no bairro São José. Contato também pode ser feito pelo (079) 3042-2056.
Por Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B