Catarata, retinopatia diabética, glaucoma e a degeneração da retina são algumas das doenças que levam milhões de pessoas à cegueira em todo o mundo. E, apesar da importância da visão, é comum que o acompanhamento periódico junto ao oftalmologista e até mesmo o tratamento de doenças oculares já identificadas sejam deixados de lado pelos pacientes, colocando em risco a sua qualidade de vida e capacidade de enxergar.
De acordo com a projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das causas de deficiência visual poderiam ser tratadas precocemente. O relatório da entidade aponta ainda que aproximadamente 285 milhões de pessoas em todo o mundo têm a visão prejudicada, sendo que a maioria dos casos poderiam ser evitados ou dispõem de tratamento.
Criada para alertar a população sobre doenças oculares que podem levar à cegueira, a campanha Abril Marrom, discute a importância do diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação das doenças que afetam a visão. Referência mundial em soluções para a saúde da visão, a alemã ZEISS reforça a campanha e faz alerta para a importância dos cuidados adequados com a visão.
“O cuidado com a visão é parte do nosso DNA e por isso apoiamos as ações de conscientização da população sobre a importância da saúde ocular”, afirma Guilherme Haddad, diretor da divisão médica da ZEISS Brasil. “Muitas doenças são silenciosas, então o acompanhamento com um oftalmologista é fundamental para evitar consequências graves como a cegueira”, completa.
Veja 7 dicas de como manter a saúde dos olhos e prevenir a cegueira.
1. Faça exames oftalmológicos regulares
A catarata é um exemplo de doença silenciosa e que evolui de forma muito lenta, motivo pelo qual nem sempre é possível percebê-la de imediato. Por isso, mesmo que você não tenha sentido grandes mudanças na sua visão, é importante ir ao médico oftalmologista regularmente.
Não deixe de informar ao médico especialista tudo sobre seu histórico familiar e os hábitos diários, incluindo as suas atividades no trabalho. Assim, ele terá como realizar exames mais precisos e adequados de acordo com a necessidade de cada paciente.
2. Proteja seus olhos dos raios UV
Procure usar óculos de sol com proteção UV quando estiver ao ar livre e evite olhar diretamente para o sol. A incidência de raios ultravioleta (UV) é um agravante para a possibilidade de desenvolver problemas na visão. Por isso, use óculos que protejam sua visão filtrando 100% dos raios nocivos. Como o Brasil tem registrado alta incidência de raios ultravioleta, o item é indicado principalmente para quem se expõe ao sol de forma recorrente.
3. Mantenha uma dieta saudável
Comer uma dieta equilibrada, com alimentos ricos em nutrientes como vitamina C, E e zinco, pode ajudar a prevenir doenças oculares. Quem sofre de diabetes tem mais chances de ter doenças como a catarata, por exemplo. Por isso, mantenha a dieta controlada, com visitas frequentes ao médico, seguindo as recomendações nutricionais e tomando os medicamentos prescritos.
4. Pare de fumar
O tabagismo está associado a várias doenças oculares, como degeneração macular relacionada à idade e catarata. Você sabia que fumar também pode aumentar as chances de desenvolver outras doenças da visão? O cigarro compromete a circulação sanguínea da retina, reduz a quantidade de antioxidantes no sangue e afeta a visão. Outro fator de risco é o consumo frequente e elevado de bebidas alcoólicas. Por isso, procure evitar esses hábitos para te uma visão saudável.
5. Evite o uso excessivo de dispositivos eletrônicos
Prolongar o uso de dispositivos eletrônicos pode causar fadiga ocular, vista cansada e dores de cabeça. E o dano pode ser ainda maior para as crianças. De acordo com um estudo publicado na revista Nature, o modelo de ensino em casa durante o período da pandemia aumentou a taxa de progressão da miopia em crianças, em comparação com os anos anteriores.
Já uma pesquisa publicada na revista Lancet mostrou que, entre 2019 e 2020, a progressão da miopia cresceu 40% entre os jovens de 5 a 18 anos, principalmente devido às restrições de circulação impostas pela pandemia. Os números mostram a importância das atividades ao ar livre e como o hábito contribui para diminuir a progressão da miopia, sobretudo entre jovens e adolescentes.
6. Evite lesões e mantenha uma boa higiene ocular
Lave as mãos com frequência e evite tocar seus olhos com as mãos sujas para prevenir a disseminação de infecções oculares, que podem causar sérios danos para a visão. Coçar os olhos também pode provocar o descolamento de retina, assim como alterações na córnea e hemorragias. Além disso, procure utilizar óculos de proteção durante a prática de esportes ou atividades de trabalho que possam causar lesões oculares.
7. Busque soluções cirúrgicas, quando indicado
Existem muitas formas de prevenir e impedir o avanço da catarata, mas a única forma de tratamento é o cirúrgico. O procedimento para remoção da catarata, seguido do implante de lentes intraoculares (LIOs), não só possibilita ao paciente voltar a enxergar, como ainda rejuvenesce a visão e aumenta a segurança na locomoção. A ZEISS conta com um portfólio completo de Lentes Intraoculares (LIOs) premium para diferentes perfis, hábitos e necessidades. Desta forma, o paciente pode escolher, junto com seu médico, o nível de independência dos óculos.
Fonte: Assessoria de Imprensa/ ZEISS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B