Ação no HU-UFS lembra o mês da Fibrose Cística

(Foto: Ascom)

A Fibrose Cística, também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética normalmente identificada pela Triagem Neonatal, popularmente chamada de Teste do Pezinho. Seu diagnóstico pode ser confirmado através do teste do suor ou de exames genéticos. Em setembro, o dia 8 é celebrado como o Dia Mundial da Fibrose Cística. A data foi escolhida porque neste dia, em 1989, o gene causador da doença foi descoberto.

Durante todo este mês ocorrem ações em diversas partes do mundo. Em Sergipe, não poderia ser diferente. Um grupo, que tem entre os seus membros a médica gastropediatra Daniela Meneses, promoveu uma iniciativa de conscientização sobre a doença no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), que atualmente concentra o Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Estado.

Daniela, que atua no HU-UFS, conta que a divulgação dos sintomas da doença tem como objetivo fazer com que as pessoas procurem tratamento adequado. “Fizemos uma panfletagem nesta segunda-feira no Hospital Universitário, informando o que é a doença, quais os principais sintomas, como é feito o diagnóstico e onde as pessoas podem buscar ajuda”, relatou. A médica disse ainda que no próximo sábado, 26, às 10h, haverá uma caminhada no Calçadão da João Pessoa, Centro de Aracaju (SE), com o mesmo objetivo.

Fibrose Cística

Os principais sintomas da Fibrose Cística são pneumonia de repetição, tosse crônica, dificuldade para ganhar peso e estatura, diarreia, pólipos nasais e suor mais salgado que o normal.

Depois que recebe o diagnóstico confirmando a doença, o paciente precisa iniciar o tratamento, que pode envolver a ingestão de enzimas digestivas; antibióticos; suporte nutricional; broncodilatadores; fisioterapia respiratória; antinflamatórios; atividade física e acompanhamento multidisciplinar frequente.

Para receber um primeiro atendimento no HU-UFS, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) precisa ser encaminhado por uma Unidade Básica de Saúde. Ao chegar ao Ambulatório para a sua primeira consulta, o cidadão recebe uma senha para abertura de prontuário e, em seguida, é encaminhado para a consulta com o especialista indicado.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais