Ações de combate ao Calazar vão ao bairro América

Ação itinerante realizou a coleta do sangue de animais para exame laboratorial (Foto: Ascom SMS)

Nesta semana, entre os dias 27 e 30, agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atuarão no bairro América em combate a leishmaniose visceral, doença conhecida também como calazar. Segundo o coordenador do CCZ, Paulo Tiago, haverá coleta de sangue canino para diagnóstico precoce de novos casos.

“Teremos ainda a aplicação de inseticida nos locais com maior possibilidade de desenvolvimento do mosquito Flebótomo, transmissor do calazar. Ao contrário do mosquito transmissor da dengue, que se desenvolve em água parada, o Flebótomo cresce em matéria orgânica em decomposição como entulho, recintos de animais e folhas secas acumuladas com umidade e locais de sombra”, explica Paulo Tiago.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, as ações educativas em saúde estão entre as atividades mais importantes.

“Quando a população está bem informada sobre os cuidados preventivos, a chance de aparecimento do calazar é bem menor. Por isso nos preocupamos em dar todas as instruções corretas como manter áreas de chão de terra e recintos de animais limpos e informar o proprietário do animal sobre a importância da visita periódica ao veterinário. É preciso manter residências e quintais limpos e sem lixo, folhas, matéria orgânica e entulho acumulado para evitar o desenvolvimento do mosquito transmissor do calazar”, afirma Stella Maris.

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais