(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Nos dias 23, 24 e 27 de agosto, equipes do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) da Prefeitura de Aracaju atuam no bairro José Conrado de Araújo, zona Oeste da capital. Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visitam as casas da região para coletar sangue de cães com suspeita de Leishmaniose Visceral, enfermidade conhecida como calazar.
O coordenador do CCZ, Paulo Tiago, acrescenta que a ação itinerante também visa identificar e notificar os ambientes favoráveis ao surgimento do mosquito flebótomo, o transmissor do calazar. "Ao registrar um ambiente de risco, os agentes de endemias retornarão aos locais para instalar armadilhas e aplicar inseticidas, a fim de eliminar criadouros do mosquito, protegendo a saúde de toda a comunidade", informa.
Os dados sobre a incidência da doença na capital comprovam a eficácia do trabalho do CCZ. Em 2010 foram diagnosticados 34 casos e, em 2011, foram 26. Em 2012, até agora foram detectadas 13 ocorrências.
"A cada visita domiciliar, os moradores e criadores de animais recebem orientações sobre prevenção do calazar e levam para casa panfletos informativos e educativos", informa o coordenador do Programa de Controle da Leishmainose Visceral, Wilson de Oliveira dos Santos.
Bairro América e Santos Dumont
Ainda neste mês de agosto, os bairros América e Santos Dumont recebem ações do Centro de Controle de Zoonozes. No período de 28 a 31, os agentes de endemias fazem a coleta de sangue canino no bairro América, enquanto o bairro Santos Dumont é alvo do levantamento que tem como objetivo avaliar o resultado pós tratamento químico contra o mosquito transmissor do calazar.
Fonte: Ascom SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B