O IFS ficará responsável por desenvolver ações de saúde (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
No dia 29 de março, às 19h, será realizada a solenidade de assinatura do acordo de cooperação técnica das unidades do Sistema de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) do estado de Sergipe. O evento, que acontece no Auditório da Justiça Federal, localizado na avenida Doutor Carlos Rodrigues da Cruz, 1.500, bairro Capucho, está sendo organizado pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), pelo núcleo estadual do Ministério da Saúde e pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O IFS ficará responsável por desenvolver ações de saúde para os servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
De acordo com Alailson Rocha, coordenador do SIASS no IFS, essas ações trarão benefícios para os servidores. Entre as novidades estão a implantação de programas de controle do diabetes e hipertensão, combate ao sedentarismo e, futuramente, avaliações do ambiente de trabalho para concessão de insalubridade ou periculosidade, notificações de possíveis acidentes de trabalho etc.
O IFS irá coordenar esse trabalho que poderá, dependendo do projeto em saúde implantado, ser pioneiro no executivo federal. “O mais importante será a implantação de uma política de saúde dos servidores, além da realização de exames periódicos, anuais ou semestrais, que os servidores poderão fazer para saber como está o seu estado físico”, afirma.
SIASS
O SIASS tem como objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores públicos federais, de acordo com a política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor, estabelecida pelo Governo Federal.
Segundo Alailson, o programa será fundamentado em informações epidemiológicas, na atuação transdisciplinar e de equipe multiprofissional e na avaliação dos locais de trabalho que considere ambientes e relações, constituindo um novo paradigma da relação saúde e trabalho no serviço público. “Desta forma, o governo implantará um sistema de avaliação da saúde do servidor do executivo federal através do qual serão trabalhadas as áreas de promoção, prevenção e avaliação do ambiente de trabalho, hoje muito solicitadas pelos servidores”, diz.
Fonte: Ascom IFS
A matéria foi alterada às 15h21 do dia 26/03/2012 para correção de uma informação enviada pela ascom do IFS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B