Aplicação da vacina continua (Fotos: Portal Infonet) |
A segunda dose da vacina contra HPV continua a ser aplicada nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS). Muitas adolescentes já garantiram a imunização, e outras ainda buscam as unidades. Na Casa de Saúde Maria do Céu, localizada em Aracaju, boa parte das meninas que receberam a primeira dose já retornaram para que a segunda parte fosse aplicada.
De acordo com a técnica de enfermagem Gilzeide Leite, no início do período de vacinação da primeira dose, a demanda foi maior, mas muita gente já foi garantir a continuidade da imunização. “Acredito que, pelo quantitativo registrado aqui na unidade, agora faltam poucas meninas”, relata a profissional.
A segunda dose está sendo aplicada seis meses após o início da campanha relativa a primeira dosagem. A última parte só poderá ser distribuída na rede pública de saúde após cinco anos, de acordo com a técnica de enfermagem. Ela ainda informa que, para quem ainda não tomou nem a primeira parte da imunização ainda pode ir até um posto de saúde e solicitar a aplicação. “Mas a campanha só tem eficácia se as garotas tomarem todas as três doses”, destaca Gilzeide.
Segunda dose já deve ser tomada
|
A profissional de saúde ressalta a importância de prevenir o câncer do colo do útero, e disse que, sem dúvidas, o custo com prevenção é bem menor que o de cura. Ela atenta para que as garotas acompanhem o calendário da campanha, e para isso, apesar de esperarem por um período longo, não podem esquecer da última aplicação.
Para ajudar na conscientização das adolescentes, Gilzeide destaca que não só a escola como a família têm papel fundamental, pois devem aconselhar as garotas e estimular a ida aos postos de saúde. “O trabalho tem que continuar”, resume.
Por Monique Garcez
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B