Adquirida para exames itinerantes, carreta do câncer permanece parada

O plano era para que ela levasse exames importantes do diagnóstico do câncer para os municípios do interior sergipano, no entanto, um ano após a sua aquisição, a carreta do câncer praticamente não sai do lugar. De acordo com o Grupo Mulheres de Peito, a carreta até tem realizado os exames, mas como uma unidade fixa, e não itinerante, conforme seu propósito inicial.

Confira a reportagem completa no vídeo:

SES

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que atualmente enfrenta dificuldades para contratar profissionais para atuar na carreta.

A Secretaria de Estado da Saúde acrescenta que em 21 de março de 2029 abriu inscrições para o credenciamento de profissionais de saúde para atuar nas ações das Carretas da Mulher e do Homem. Como a procura estava muita baixa, em janeiro deste ano as diárias das especialidades médicas tiveram os valores atualizados, como forma de estimular que os profissionais se inscrevessem. Porém, foram inscritos, até o momento, apenas 1 médico cardiologista, 4 médicos generalistas, 1 médico ginecologista, 313 enfermeiros, 69 técnicos de enfermagem, 5 técnicos de laboratório e 21 técnicos de radiologia. As inscrições estão abertas.  Em 2019, a carreta do homem realizou 12 eventos nos municípios sergipanos e a carreta da mulher não está parada, ela se encontra realizando exames no Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (Caism). No ano passado foram realizados mais de 7 mil exames e mais de 5 mil mamografias.

*A matéria foi alterada às 18h04 do dia 05/03 para acréscimo de nota da SES
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais