Advogado lança livro sobre inclusão legislativa de PCD em grau médio

Obra propõe uma análise crítica das contradições da legislação brasileira voltada para as pessoas com deficiência oculta

Advogado Victor Barreto (Foto: Henrique Puppi)

Será lançado na próxima terça-feira, 27 de maio, o livro Inclusão Excludente – o tratamento jurídico das pessoas com deficiência em grau médio no Brasil, do advogado sergipano Victor Barreto. Especialista em Direito Tributário e mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia, Barreto é reconhecido por sua atuação em defesa dos direitos das pessoas com deficiência (PCD). Sua trajetória pessoal e profissional — inclusive a dissertação de mestrado — inspirou diretamente esta obra. O lançamento ocorrerá às 18h, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.

Em Inclusão Excludente, o autor faz um exame aprofundado dos avanços e das falhas do ordenamento jurídico brasileiro no trato com pessoas com deficiência. O foco recai sobre aqueles com deficiências moderadas ou “invisíveis”, que muitas vezes não são reconhecidas pelo sistema e pela sociedade. Victor Barreto propõe um debate urgente sobre os obstáculos legislativos e sociais enfrentados por esse grupo. O advogado convive desde os sete anos com uma deficiência física moderada ou “invisível” e, ao longo da vida, enfrentou repetidas vezes o descrédito de sua condição. Essa experiência pessoal embasa a reflexão crítica que permeia toda a obra.

O livro reúne também depoimentos de profissionais que convivem com deficiência. No prefácio, a juíza federal Lidiane Vieira Bomfim compartilha suas experiências de exclusão no meio jurídico devido à sua condição. Esses testemunhos reforçam a crítica de Victor Barreto: ambientes impostos como inclusivos muitas vezes se mostram excludentes.

“O objetivo do livro é provocar o debate sobre as falhas estruturais do sistema jurídico e fomentar reflexões sobre os direitos das pessoas com deficiência, especialmente daquelas com deficiências em grau médio ou moderado. É necessário avançar na inclusão legislativa, combatendo o capacitismo institucional que segmenta o acesso aos direitos com base em critérios injustos e excludentes”, explica o autor.

Victor Barreto aponta ainda conflitos entre o Estatuto da Pessoa com Deficiência e outras leis que, na prática, impedem o reconhecimento pleno de direitos para quem vive com deficiências não visíveis. Ele faz um convite: “Convido a todos a ler esta obra, feita com carinho e com o olhar de quem não possui estigma ou deficiência visível, mas que já sofreu preconceito discriminatório. Que a leitura desperte a ideia de uma sociedade mais justa, fraterna, sem preconceitos, e nos torne mais humanos, com mais amor no coração”.

Sobre o autor

Com mais de 14 anos de atuação jurídica, Victor Barreto é formado em Direito pela Universidade Tiradentes, possui especialização em Direito Tributário pela Universidade Federal da Bahia e mestrado em Direitos Humanos. Além da sua forte atuação na defesa dos direitos das pessoas com deficiência (PCD), o advogado possui formação em Administração de Empresas e Logística Empresarial, foi vice-presidente da Associação dos Distribuidores de Sergipe, integrou por dez anos o Conselho de Contribuintes da Sefaz-SE e atua como procurador efetivo do município de Lagarto.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais