O advogado Victor Hugo Motta foi diagnosticado com problema nas cordas vocais (Fotos: Portal Infonet) |
Advogados que trabalham no Tribunal Regional do Trabalho – 20ª Região (TRT/SE) realizaram nesta terça-feira, dia 28, exames de vídeo-laringoscopia [exame que permite a visão direta das cordas vocais] e acompanhamentos preventivos de saúde de forma gratuita.
A iniciativa é da Caixa de Assistência aos Advogados de Sergipe (CAASE) em parceria com a clínica Otocenter e faz parte da Semana de Prevenção da Voz, tendo o dia 16 de abril considerado como Dia Mundial da Voz.
De acordo com o presidente da Caase, Inácio Krauss, a iniciativa visa o bem-estar do profissional da advocacia. “A Caixa de Assistência tem como um dos objetivos cuidar do bem-estar e da saúde do advogado. Estamos reeditando esse exame de videolaringoscopia que serve para verificar como estão as vias nasais do advogado e prevenção de nódulo nas cordas vocais, inclusive de câncer de laringe e de garganta. Nosso objetivo é zelar pela saúde do profissional de advocacia e trouxemos mais uma vez médicos para que esse exame seja feito nos fóruns”, afirma.
A médica em otorrinolaringologia Mariana Giudice (à esq) ao lado dos profissionais da otocenter |
Durante dois dias serão ofertados exames gratuitos para os advogados. O resultado do exame sai na hora e em caso de diagnóstico de alguma alteração nas cordas vocais, o profissional é orientado a passar por um tratamento para a correção do problema.
O advogado Victor Hugo Motta aproveitou a oportunidade e decidiu realizar o exame. Durante o procedimento, o advogado foi diagnosticado com pólipos e foi orientado a passar por tratamento. “Tomei como surpresa o resultado do exame. O médico detectou pólipos nasais e sinusite crônica e me encaminhou para fazer o tratamento. Eu acho que essas ações da Caase são todas proveitosas em favor do advogado e espero que ela continue sempre assim, independente da gestão, porque acima da gestão está o advogado”, garante.
Diagnóstico precoce
Durante conversa com o Portal Infonet, a médica em otorrinolaringologia Mariana Giudice, destacou a importância do diagnóstico precoce. “É importante o diagnóstico precoce de qualquer lesão. Às vezes, a sintomatologia das lesões da laringe é tardia e quando você faz o diagnóstico já está em estado avançado. É importante que você esteja sempre fazendo essa avaliação principalmente profissionais que utilizam muito a voz. Hidratação e o uso correto da voz são fundamentais porque a gente impõe uma força muito maior e causa essas lesões traumáticas”, afirma.
Na próxima quarta-feira, dia 29, a Caase estará na porta do Fórum Gumersindo Bessa, a partir das 8h.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B