Ações simultâneas em todo o Estado (Foto: Ascom/SES) |
Durante toda esta sexta- feira, 2, acontece em todo o Brasil o Dia de Mobilização Nacional para o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika vírus e Chicungunya. A programação realizada em Sergipe envolve ações integradas e simultâneas desenvolvidas nos 75 municípios. Na Escola Estadual Vitória de Santa Maria, no bairro Santa Maria, houve uma concentração que reuniu autoridades, órgãos atuantes no processo de enfrentamento ao mosquito e a comunidade estudantil.
Em todo o Estado, aproximadamente 5 mil pessoas estão envolvidas nessas ações, entre eles, o Ministério da Saúde, o Governo de Sergipe (através das Secretarias de Estado da Saúde e da Educação), 28º Batalhão de Caçadores (28BC) e todas as Forças Armadas, além de Prefeituras, Defesa Civil, Coordenação e membros da Sala Estadual de Situação, Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e, especialmente, a população.
“Entendemos que todas as ações de combate ao Aedes partem do princípio da educação dos profissionais, das escolas e da população. Hoje, temos uma integração e força maior para demonstrar a população que essa luta não é só do Estado, do Exército, Ministério da Saúde, e, sim, de todas as instituições, órgãos e de todos os cidadãos”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça.
Em Sergipe, são notificados 269 casos de microcefalia. Somente em Aracaju foram registrados 98. Por isso, e diante da chegada do verão, a atenção precisa ser redobrada. A coordenadora da Sala de Situação, Tereza Cristina, esclarece que essa é uma ação de mobilização nacional, coordenada pelas salas de todo o Brasil, junto com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), as Forças Armadas, a Brigada Itinerante e os agentes de endemia. “O intuito é que todos os trabalhadores, em seu ambiente de atuação, se tornem agentes de combate ao Aedes, vistoriando seus locais de trabalho de maneira articulada e participativa e que, a partir de hoje, em todas as sextas-feiras ocorra essa vistoria em todos os ambientes”, acrescentou a coordenadora.
Com informações da Ascom/SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B