Aedes: momento é de sensibilizar população, diz ministro

Gilberto Occhi diz que momento é de conscientização (Fotos: Portal Infonet)

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, esteve na sede do 28° BC em Aracaju na manhã deste sábado, 13, para participar da mobilização nacional contra o Aedes aegypti. A ação ocorre em todo o país com o objetivo de mobilizar a população para eliminar focos do inseto que transmite a dengue, a chinkungunya e o zika.

Além de Aracaju, cerca de 700 homens das Forças Armadas brasileiras, além de agentes de saúde, estão em outros quatro municípios sergipanos [Itabaiana, Lagarto, Estância e Nossa Senhora da Glória] realizando a entrega de panfletos com orientações sobre como combater o mosquito. Nas casas que estiverem vazias, o material informativo será deixado nas caixas de correspondência. Já os donos de estabelecimentos comerciais também serão orientados a fixar cartazes em local visível e de fácil acesso.

De acordo com o ministro, Gilberto Occhi, o trabalho durante essa mobilização nacional é de sensibilizar a população para o combate ao vetor “O trabalho hoje engloba mais de 220 mil militares no Brasil que se junta a outras forças estaduais e municipais. O nosso trabalho de hoje é de sensibilização a população e de oferecer um material a cada família para que ela possa ter um informativo e receber a presença das forças armadas que tem credibilidade para que a gente possa fazer o nosso trabalho. A partir da semana que vem uma parte das forças armadas passam a trabalhar efetivamente no combate identificando os focos e colocando larvicida, sendo que 50 mil militares foram treinados para poder se aliar ao trabalho dos agentes de endemias e saúde em todo o país”, afirma.

Diversas autoridades compareceram ao 28 BC junto com o ministro 

Para o governador em exercício, Belivaldo Chagas, a população deve andar unida aos órgãos no combate ao aedes. “Não basta apenas a ação de um único indivíduo. Tem que haver uma ação conjunta da sociedade e os órgãos para vencer o aedes. O trabalho de hoje é como eliminar o foco para que amanhã não apareça mais outra doença”, conta.

Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, haverá uma nova ação com a participação de 50 mil militares que estão sendo treinados para atuação nas regiões indicadas pelas prefeituras e pelo Ministério da Saúde. A iniciativa será de combate ao mosquito, e não apenas de orientação, e deverá incluir a aplicação de larvicidas e inseticidas.

Após o encerramento da solenidade, militares foram convocados a se deslocarem até as cidades sergipanas para realizar a conscientização.

Mobilização

Militares na ação do combate ao mosquito 

O Dia Nacional de Mobilização Zika Zero faz parte dos esforços do Governo Federal previstos no Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, lançado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro do ano passado. Todos os órgãos federais estão mobilizados para atuar conjuntamente neste enfrentamento, que contará também com a participação dos governos estaduais e municipais.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais