Agilizar transporte de órgãos trará benefícios a Sergipe

(Foto: Ascom SES)

Na última quarta-feira, 4,o Ministério da Saúde (MS) assinou, em Brasília, um termo de acordo com a Secretaria de Aviação Civil,  Força Aérea Brasileira (FAB), além das cinco principais empresas aéreas,  que prevê prioridade ao transporte de órgãos e tecidos para transplantes, nos voos comerciais e militares. Nos casos de voos lotados, as companhias devem sugerir que passageiros cedam voluntariamente o seu lugar para a equipe ou para que o material seja transportado.

A medida tem como objetivo ampliar a oferta de voos e reduzir o tempo entre a retirada dos órgãos do doador e o transplante no paciente receptor. Prevê que as aeronaves que estejam transportando órgãos para doação tenham prioridade nos pousos e decolagens. Com isso, o Ministério da Saúde tem a estimativa de aumentar em 10% o número de órgãos transportados.

O coordenador da Central de Transplantes de Sergipe, Benito Fernandez, ressalta que o termo acordado entre o MS e as agências é benéfico.

“Com essa medida, o Ministério da Saúde tem como objetivo a redução da isquemia fria, ou seja, o tempo que o órgão fica fora do corpo. Melhorando a qualidade do enxerto e, consequentemente, o resultado do transplante”.

Ainda de acordo com o coordenador, “com esse monitoramento, será muito mais fácil realizar a logística aérea, o que dará mais agilidade ao processo. Em Sergipe, existem muitos doadores. Com a medida, os órgãos podem chegar muito mais rápido aos seus receptores, o que também beneficia os sergipanos que necessitam fazer as cirurgias de transplantes em outros estados”.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais