Almir Santana trata de dados levantados pelo Programa Estadual DST/Aids e divulga campanha carnavalesca (Fotos: Portal Infonet) |
Dados divulgados pela gerência do Programa Estadual DST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), do Governo de Sergipe, apontam para a notificação de 4.693 casos de pacientes soro positivos no Estado. Desses, 4.451 residentes no próprio território sergipano. Segundo o médico e gerente do programa, Almir Santana, 133 casos notificados são referentes a pacientes não residentes, mas atendidos em Sergipe. Além disso, um novo caso de Aids é notificado diariamente no Estado.
“As pesquisas nacionais mostram que em torno de 50% dos jovens não estão usando a camisinha na relação ocasional, que é o tipo de relação que pode acontecer no carnaval, considerando que o fator de risco do álcool também influencia. Atualmente, a faixa etária mais acometida pelo vírus está entre 20 e 34 anos, sendo em Sergipe 70 jovens [15 a 17 anos] infectados, incluindo alguns pacientes que já nasceram com o vírus”, destacou Almir Santana, otimista com o total de 3.500 pacientes em tratamento no Estado.
Prevenção e Combate
Bloco da Prevenção acompanhará o Rasgadinho no próximo domingo, 7 |
Ainda de acordo com o gerente do Programa Estadual DST/Aids, Sergipe contabiliza 1.284 óbitos relacionados a pacientes soro positivos. Além disso, registra em Aracaju 2.068 casos de contaminação, o maior número antes de Nossa Senhora do Socorro (427), Itabaiana (222) e Estância (179). Tendo em vista a gravidade desses dados, a gerência lançou nesta terça-feira, 2, a ‘Campanha de Prevenção para o Carnaval 2016’, que terá como tema ‘Deixe a prevenção tomar conta do seu carnaval – use camisinha’.
“Estamos focando, através da campanha, na importância do uso correto dos preservativos masculino e feminino para evitar a ISTs [infecções sexualmente transmissíveis]. A iniciativa também focará a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, de forma que os foliões que estiverem alojados em casas durante o carnaval permaneçam atentos aos focos do mosquito”, esclareceu Almir.
A campanha tem como objetivo estimular e apoiar a realização do Bloco da Prevenção na capital e no interior, esclarecendo aos foliões sobre a realização do Teste Rápido para diagnóstico do HIV antes do Carnaval e 30 dias após a última relação sexual sem camisinha. Os Testes Rápidos para diagnóstico do HIV não serão realizados durante o carnaval. Porém, através da campanha, serão disponibilizadas para foliões sergipanos e turistas, uma média de 100 mil preservativos em todo o território sergipano.
“O Estado tem ação presencial em alguns municípios, como Neópolis e Caueira. Nas demais localidades, as próprias gestões municipais realizarão ações de prevenção, com profissionais próprios em pontos estratégicos da festa momesca”, acrescentou o médico, garantindo a adesão do Bloco da Prevenção ao Bloco Rasgadinho no próximo domingo, 7, partir das 14h. A troca de um abadá por uma lata de leite em pó estará sendo realizada até a próxima sexta-feira, 5, no prédio da SES, localizado na Praça General Valadão, Centro de Aracaju.
Por Nubia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B