AIDS: Sergipe tem uma média de 200 novos casos por ano

Campanha de prevenção a AIDS será intensificada no dia 1º de dezembro (Fotos: Portal Infonet)

Sergipe apresentou 3800 novos casos da AIDS entre os anos de 1987 e 2014, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde (MS) divulgados pela gerência do Programa de DST/AIDS da Secretaria de Estado de Saúde (SES) na tarde desta sexta-feira, 28. O assunto foi abordado durante reunião de apresentação das ações que serão realizadas em alusão Dia Mundial da Luta contra a AIDS, celebrado no dia 1º de dezembro.

O gerente da DST/Aids da SES, o médico Almir Santana, explica os dados indicam que são 200 novos casos por ano e 30 por mês. Levando em conta o cenário, as ações pretendem intensificar o incentivo à realização do teste rápido. “A ideia é que cada vez mais a gente estimule as pessoas para que elas façam o teste, pois o maior problema é que tem gente que tem o vírus, mas não sabe”, explica.

Almir Santana destaca que a campanha do dia 1º de dezembro representa a intensificação das ações já desenvolvidas ao longo dos anos.  O foco principal é a mudança de atitude no sentido de aconselhar as pessoas a usar ou exigir a camisinhas nas relações sexuais e fazer o teste da AIDS.

Gerente da DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde/SES, o médico Almir Santana

“Estamos pedindo que os municípios divulguem a mudança de atitude. O que acontece é que antigamente as pessoas reclamavam que não tinha camisinha. Hoje tem camisinha em todo o lugar, mas pessoas não vão buscar”, revela Almir Santana.

Dados

Os dados apontam ainda que os municípios que mais registraram novos casos de AIDS nesse período de tempo foram Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Estância, São Cristóvão e Lagarto. O Sinan revela que entre os novos casos predominam heterossexuais com idade estão 30 e 39 anos.

1º de dezembro

Em Aracaju, as pessoas poderão fazer o teste na Unidade Móvel que será disponibilizada na Praça General Valadão. Os pontos de realização de exames também estarão disponíveis no interior do Estado. A gerência do Programa de DST/AIDS da SES, destaca que o teste também pode ser feito em outra data, já que todos os municípios de Sergipe disponibilizam o exame.

Até o dia12 de dezembro, o Programa Municipal de DST/Aids da Saúde estará realizando palestras, distribuição de materiais educativos e realização de testes rápidos de HIV para a população aracajuana.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais