Alerta sobre um possível surto de dengue em Aracaju

(Foto: Ascom CMAju)

Na manhã desta quarta-feira, 2, o vereador Dr. Emerson iniciou seu pronunciamento chamando a atenção da importância das emissoras de rádio em cobrir momentos em que se prestam contas na casa, na certeza de que a população saiba do que está acontecendo. “Na hora da falação, nós temos transmissão, mas na hora da verdade em que a gente vai verificar a coerência do que se diz e do que se faz, a emissora sai do ar. Então, seria importante que a gente tivesse a transmissão do processo de votação com a possibilidade de audiência da população”, avalia.

A partir desse comentário, Dr. Emerson abordou a questão da dengue. Ele buscou alertar a população, pois, enquanto médico, tem atendido pessoas com casos da doença. “Atendi uma pessoa na semana passada e todos os membros da família dela tinham dengue. Outras famílias me procuraram com o mesmo prognóstico, em que em uma casa havia cinco pessoas com a doença e a outra com três casos. Estas famílias moravam próximo a terrenos baldios”, diz.

Levantamento

Segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegypti (LIRA), já existem cidades sergipanas com possibilidades de níveis epidêmicos da doença. “É preciso que Aracaju cuide, pois já temos um aumento do nível de casos”, comenta o vereador.

Dr. Emerson, ainda salienta que, à medida que se aumenta a possibilidade desses surtos, há uma maior possibilidade de casos da dengue hemorrágica. “É preciso que os gestores cuidem. Ontem eu liguei para prefeitura, falando das casas que ficam próximas do terreno baldio e eles ficaram de tomar as providências”, afirma.

Responsabilidade

O vereador finalizou seu discurso dizendo que a responsabilidade também é nossa, no que se refere ao combater dos focos do mosquito. “Tivemos surtos de dengue no passado e sabemos da sazonalidade da doença. Temos que ter todo cuidado para que a gente não perca vidas por conta da dengue hemorrágica”, alerta.

Dr. Emerson faz um chamamento à população para que o papel de cada um seja cumprido dentro das casas. “Uma vez que a pessoa teve dengue, ela fica imunizada para aquele tipo e parcialmente imunizada para as demais. Caso ocorra uma epidemia, a população fica vulnerável. É importante cumprir nosso papel em nossos lares e que denunciemos os possíveis focos à vigilância sanitária”, conclui.

Fonte: Ascom Câmara

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais