Alimentação saudável ajuda no fortalecimento do sistema imunológico

Frutas, verduras e grãos ajudam a fortalecer o sistema imunológico. (Foto: Pixabay)

O outono, estação do ano que acabou de iniciar e segue até o dia 20 de junho, é caraterizada por quedas de temperaturas e incidências de chuvas. É também uma estação, assim como o inverno, propícia ao aumento das doenças respiratórias, inflamatórias e alérgicas. De acordo com os especialistas, adotar alguns hábitos, principalmente alimentares, auxiliam na prevenção das doenças da época.

Ter uma alimentação saudável é uma das formas de manter o sistema imunológico fortalecido. De acordo com a nutricionista Carla Miranda, o sistema imunológico combate a invasão de microrganismos presentes no dia a dia. “Quando nosso sistema está fortalecido não adoecemos e conseguimos liberar hormônios de forma sinérgica. É imprescindível que o trato gastro digestório esteja equilibrado”, diz.

Carla Miranda explica que alimentos saudáveis ajudam o sistema imunológico ( Foto: Arquivo pessoal)

A nutricionista explica que alguns alimentos auxiliam melhor no fortalecimento do sistema imunológico. Mesmo em época de isolamento domiciliar, alimentos simples, do cotidiano, fazem parte desse cardápio nutricional. “Feijão, grão de bico, lentilha, raízes, frutas e verduras, cereais ( aveia, linhaça, chia) adicionados às frutas e legumes e azeite de oliva devem fazer parte do cardápio, além, claro, da hidratação. Água , água de coco, sucos de limão, caju , acerola e sucos cítricos devem fazer parte da nossa rotina para termos saúde”, orienta.

Além da alimentação para nutrir as células,  a nutricionista lembra que é preciso  se exercitar para manter os músculos, ter equilíbrio emocional e dormir bem. “É necessário uma boa noite de sono para liberar e produzir hormônios e enzimas suficientes para que nossa digestão / absorção seja eficaz”, pontua Carla que lembra que também é preciso tomar sol.

“É comprovado que os níveis de vitamina D no outono é relativamente mais fraco, então, já que não podemos sair,  vamos as varandas e janelas para absorver essa vitamina D do sol. A vitamina D em idosos ajuda a reforçar a imunidade acometidas por infecções virais”, ressalta.

Receita

A nutricionista explica que em casa temos vários alimentos que em conjunto trazem muitos benefícios para saúde. “É importante salientar que nessa crise que estamos vivendo, com restrições de idas as ruas, temos em nossa casa o que precisamos. Vamos juntar os vegetais que sobrou na preparação do almoço e fazer polpa vegetais ?”, sugere.

Anota ai os ingredientes para a polpa de vegetais:

-Cenoura

– Couve,  Rúcula , Espinafre (folhas em geral)

– Beterraba

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes com 150 ml de água, liquidifique,  coe, coloque em forminhas  e congele. No dia seguinte descongele com água de coco e adicione extrato de própolis.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais