Almeida Lima não quer ficar refém de outros hospitais

Secretário reuniu-se com direção do Huse na manhã de hoje

O secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, disse em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 14, que enfrentará os problemas e dificuldades existentes na saúde de Sergipe, como a desassistência na Rede Básica de Saúde e a falta de atendimento em algumas unidades, para que o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) não continue dependente de vagas em outros hospitais conveniados, a exemplo do Hospital Cirurgia, que é retaguarda do Huse, para a realização de determinados procedimentos, como as cirurgias ortopédicas. Para se ter uma ideia, hoje, na Área Verde Trauma do Huse, mais de 35 pacientes aguardam vagas no Cirurgia para serem transferidos e submetidos a cirurgias.

Segundo Almeida, serão estabelecidas medidas no Huse, desde a criação de novos 60 leitos de internamento, a investimento em recursos humanos, para que a unidade tenha mais autonomia e dependa menos de outros hospitais, aumentando assim a resolutividade dos casos.

“O Huse é qualificado e tem espaço e equipamentos para potencializarmos alguns procedimentos, como as cirúrgicas ortopédicas e também as ortopédicas oncológicas, fazendo com que a unidade fique menos refém de hospitais conveniados, a exemplo do Cirurgia. Hoje, no Huse encontram-se 36 pacientes internados à espera de vagas no Cirurgia para a realização de intervenções ortopédicas. E isso não pode mais continuar. Por isso, vamos enfrentar os problemas e entraves e tomaremos algumas providências, como a instalação de novos leitos e a reorganização interna do hospital, para darmos condições as equipes médicas e, consequentemente, ampliarmos o número de procedimentos de alta complexidade no Huse, como das intervenções ortopédicas”, explica.

O secretário completa ainda que os hospitais conveniados são, de fato, fundamentais para o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas não se pode deixar a saúde pública do Estado dependente de outros hospitais. “Os hospitais conveniados são necessários, claro, mas o Huse não pode depender deles exclusivamente para a realização de alguns procedimentos. Portanto, conversamos com a equipe médica da Ortopedia e vamos tomar medidas para aumentar a resolutividade de determinados casos no próprio Huse, diminuindo assim a quantidade de pacientes que ficam na unidade, esperando vaga no Cirurgia, que atualmente, está passando por diversas dificuldades”, declara.

 Fonte e foto: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais