Amo: Campanha Novembro Azul pela saúde do homem

(Foto: Ascom Amo)

A Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) abraça a campanha "Novembro Azul" realizando palestras informativas, intervenções em eventos e conscientização de leigos sobre os principais sinais e sintomas do câncer de próstata, bem como os fatores de risco para o surgimento da doença, com o objetivo de prevenir a doença e realizar o diagnóstico precoce.

De acordo com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer – Inca, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, superado apenas pelo câncer de pulmão. A doença foi responsável por mais de 68 mil novos casos no ano passado.

Em Sergipe, o câncer de próstata é o de maior prevalência segundo os registros de câncer de base populacional do mesmo instituto e os cálculos das estimativas para 2015. Na regional de saúde de Aracaju, por exemplo, para cada cem mil habitantes surgirão só este ano 97,33 novos casos.

Por isso, é necessário conscientizar os homens sobre a importância de exames anuais a partir dos 50 anos de idade. Com o diagnóstico precoce da doença, as chances de cura chegam a 90%. Exame de toque retal é o mais comum para o diagnóstico da doença pois permite avaliar alterações na glândula.

Sinais e sintomas

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Ainda de acordo com a sociedade médica, 51% dos homens brasileiros nunca se consultaram com um urologista.

Os principais sintomas da doença podem ser dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina ou no sêmen. Os fatores de risco são histórico familiar de câncer de próstata, idade avançada, raça (maior incidência em homens negros), alimentação inadequada, sedentarismo, obesidade.

Amo

A Associação é uma organização social sem fins lucrativos, que cuida de pessoas carentes com câncer há 19 anos, com serviços assistenciais e de saúde. Possui, atualmente, 1.891 assistidos entre crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos.
Desse total, 575 são homens acima dos 18 anos com diferentes tipos de câncer como o de pulmão, laringe, estômago, intestino, boca e outros. O tipo com maior prevalência em homens na associação é o de câncer de próstata com 178 casos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Amo

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais