Aparelhos de aferir pressão demandam avaliação regular, alerta ITPS

ITPS possui máquina que testa a qualidade dos esfigmomanômetros (Foto: Portal Infonet)

Quem adquire equipamentos de medição de pressão arterial, os esfigmomanômetros, tanto para uso em hospitais e unidades de saúde, quanto para uso pessoal, precisa estar atento: o aparelho precisa passar, pelo menos uma vez por ano, por avaliação do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).

Reunião acontece nesta sexta-feira, 28 (Foto: ITPS)

A verificação esporádica é necessária por conta de possível desregulação dos equipamentos, que pode ocasionar imprecisões na aferição da pressão e, consequentemente, riscos à saúde do usuário. Na hora de comprar o aparelho de medição, é necessário observar se está presente o selo do Inmetro.

O assunto gerou uma reunião nesta sexta-feira, 28, entre o ITPS e representantes das secretarias de saúde de Aracaju e do Estado, hospitais e clínicas particulares e a Vigilância Sanitária.

Diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade destaca importância de avaliações regulares (Foto: Portal Infonet)

O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, explica que a ideia é promover a conscientização da importância dessa iniciativa. “Mesmo os aparelhos adquiridos no comércio e que tenham tido seu modelo aprovado pelo Inmetro, todos os usuários têm que submetê-lo para verificação inicial para ver se está calibrado. Depois, deve ser feito ano a ano. A depender da quantidade, vamos até o local para fazer a aferição. A desobediência da norma implica em autuação e penalidades. Estamos cuidando de vidas”, ressalta.

As verificações também são obrigatórias quando o esfigmomanômetro passar por consertos ou manutenções. Cada uma das avaliações por aparelho custa R$12. Em caso de mais de um, existe um abatimento no valor. A inspeção é feita via agendamento pelos canais de comunicação e pelo SAC do ITPS.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais