![]() |
Carnes acondicionadas sem qualquer higiene (Fotos: Portal Infonet) |
Após graves denúncias publicadas no último dia 20 de fevereiro pelo Portal Infonet, quanto à falta de higiene na feira do conjunto Santa Lúcia, bairro Jabutiana, uma equipe da Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Município de Aracaju esteve no local na manhã desta quarta-feira, 27.
A gerente de Alimentos da Covisa, Nazaré Aragão, explica que foram observadas as condições de higiene e manipulação de alimentos, quanto aos cuidados básicos como limpeza, acondicionamento de produtos e a utilização de lixeira.
“Com base nesse levantamento, a Covisa entregará um relatório detalhado ao Ministério Público Estadual (MPE). Os dados servirão de ponto de partida para que Covisa, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e demais órgãos envolvidos com a fiscalização e organização das feiras possam, em longo prazo, planejar atividades e regularizar os serviços”, conclui Nazaré.
![]() |
Feirantes tratam carnes e aves dentro da Associação de Moradores |
Foi feito registro da quantidade de barracas e o tipo de produtos vendidos [carnes, pescados, laticínios, frutas e verduras]. Os agentes sanitários já visitaram as feiras dos bairros São José, Castelo Branco, Suissa, Santos Dumont, Médice, Getúlio Vargas, Conjunto Augusto Franco e Mercado Central Albano Franco.
“A meta é atingir 100% das 35 feiras existentes hoje na capital”, explica a gerentel lembrando que, com a fiscalização na feira do Santa Lúcia, a Covisa cumpre a determinação do MPE que exige o levantamento de condições sanitárias do comércio em todas feiras livres da capital.
Por Aldaci de Souza com informações da Covisa