App criado por aluno facilita dia a dia dos enfermeiros

Acadêmico Felipe Johnnata Fidelis desenvolve o aplicativo durante pesquisa para o TCC (Foto: divulgação)

Pesquisa desenvolvida pelo acadêmico Felipe Johnnata Fidelis para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Faculdade Estácio Fase resultou na criação de um aplicativo que permite o desenvolvimento do Processo de Enfermagem através de um aparelho celular ou tablet. “O objetivo é facilitar significativamente a relação entre aluno, professor, enfermeiro, pacientes e familiares. Posso garantir que todo o sistema ganhará com a utilização deste aplicativo”, comemora o professor Alisson Azevedo, orientador de Felipe e que o ajudou a desenvolver a ferramenta, que já foi patenteada e deve começar a ser comercializada em breve.

Para preencher todo o Processo de Enfermagem, método que direciona e organiza de forma sistematizada o trabalho do enfermeiro, o profissional gasta cerca de 40 minutos. “É muito tempo, pois tem a coleta de informações sobre o paciente, que é feita manualmente, a pesquisa nos livros visando chegar ao diagnóstico de enfermagem, para só então definir a intervenção”, explica Felipe Johnnata. Segundo ele, com o aplicativo Mobile PROENF é possível executar todas as tarefas em 15 minutos, no máximo, e isso usando um aparelho celular ou um tablet.

Há cerca de dois anos, o estudante e o professor da Estácio Fase resolveram desenvolver uma ferramenta que revolucionasse o meio acadêmico e facilitasse a vida dos enfermeiros na hora de efetuar o Processo de Enfermagem. “Fizemos parceria com profissionais em Tecnologia da Informação para que eles concretizassem nossa ideia. Foram muitas noites sem dormir, mas valeu a pena”, festeja o orientador Alisson Azevedo. Ele e Felipe não dizem ainda quanto custará o aplicativo Mobile PROENF, mas garantem que empresas de outros estados estão muito interessadas na ferramenta.

Os primeiros a terem acesso ao aplicativo foram os alunos do Curso Proenf, ministrado pelo Centro de Treinamento e Consultoria de Sistematização de Assistência de Enfermagem, em parceria com Núcleo de Ensino em Saúde e Emergência de Sergipe. “Acreditamos que em breve nossa ferramenta estará sendo usada nas salas de aula e pelos profissionais de enfermagem. Com ele, ninguém vai mais reclamar na hora de aplicar o Processo de Enfermagem, instrumento que ajuda o profissional a tomar decisões, predizer e avaliar o cuidado a ser ministrado”, explica Alisson Azevedo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais