
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju intensificou a campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) e convoca adolescentes e jovens a buscarem o imunizante, disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A vacina é indicada para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, além de pessoas imunocomprometidas de 9 a 45 anos, como pacientes com HIV, câncer, transplantados e vítimas de violência sexual.
Atendendo à recomendação do Ministério da Saúde, Aracaju ampliou a oferta para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados, em razão da baixa adesão registrada no país.
Segundo Aizla Carolainy Santos, gerente de imunização da SMS, a estratégia reforça a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações causadas pelo HPV. “A vacina é mais eficaz antes do início da vida sexual, mas também oferece benefícios para adultos”, explicou.
Em Aracaju, o imunizante está disponível em todas as 45 Unidades de Saúde da Família (USF) e, aos fins de semana de julho, nos shoppings Jardins e RioMar. A aplicação é em dose única, mediante apresentação de documento de identificação e carteira de vacinação.
por João Paulo Schneider
Com informações da PMA