
Aracaju passa a ofertar a partir do dia 15 de dezembro, a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana de gestação. O imunizante, incorporado ao Calendário Nacional de Vacinação, estará disponível em todas as 45 Unidades de Saúde da Família (USF) da capital. Sergipe recebeu na semana passada, o primeiro lote com 7.680 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR).
A vacinação da gestante permite que anticorpos sejam produzidos pela mãe e transferidos ao bebê ainda durante a gestação, garantindo proteção nos primeiros meses de vida. Este é o período de maior vulnerabilidade às infecções respiratórias causadas pelo VSR, principal agente associado à bronquiolite e a hospitalizações de bebês e crianças pequenas.
Segundo a coordenadora da Rede de Vigilância e Saúde SMS, Duanne Marcele, a incorporação da vacina contra a bronquiolite representa um cuidado a mais na proteção da primeira infância. “O vírus sincicial é uma das principais causas de internação de bebês no país. A vacinação das gestantes é uma forma segura e eficaz de reduzir casos graves da doença logo nos primeiros meses de vida, período em que o sistema imunológico do recém-nascido ainda está em desenvolvimento”, explicou.
Vacinação domiciliar
Além da oferta nas USFs, a Saúde de Aracaju vai realizar vacinação domiciliar para gestantes com data prevista de parto até 14 de dezembro. O agendamento pode ser feito pelo telefone (79) 3711-5036, mediante apresentação do cartão da gestante para comprovação da data prevista do parto.
*Com informações da SMS
