Anualmente, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza a Campanha de Vacinação Antirrábica, ação que tem como principal objetivo proteger cães de gatos contra a raiva, doença com letalidade de aproximadamente 100%. Em 2024, a campanha terá início na próxima segunda-feira, dia 9, contemplando todos os bairros da cidade. A meta é vacinar 48.220 animais, o que corresponde a 80% do número estimado em Aracaju, que é 60.275 cães e gatos. Para este ano, além de postos fixos e volantes na antiga Zona de Expansão, a campanha também contará com dois locais para o Drive-Thru Pet.
As estratégias para a realização da campanha foram pensadas de forma a facilitar o acesso dos tutores e seus respectivos animais aos locais de vacinação e, assim, ampliar a imunização de cães e gatos. Por isso, a ação será dividida por etapas, sendo: postos volantes, fixos, drive-thru e vacinação a domicílio.
De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Marina Sena, a novidade deste ano é que a campanha começará pela antiga Zona de Expansão, desta vez, com postos fixos e volantes.
“Para realização da Campanha de Vacinação Antirrábica, em Aracaju, foi feito um planejamento prévio do material necessário, contato com diversos setores da Secretaria envolvidos, direta ou indiretamente, com o processo de planejamento e execução. Assim, foram realizadas reuniões e treinamentos com aqueles que vão atuar na campanha como vacinadores e supervisores para avaliar o número e locais de postos de vacinações volantes e fixos necessários para o atendimento à população; recrutamento de agentes para atuar na vacinação da campanha; orientação dos agentes com relação à doença, contenção dos animais, cuidados com a manipulação da vacina e vacinação; e separação das vacinas por postos de vacinação”, detalha a coordenadora.
Os tutores deverão apresentar o cartão de vacina do animal, se tiver. Além disso, os cães e gatos precisam estar saudáveis e não ter realizado procedimento cirúrgico recentemente ou estejam em tratamento. Para estes, a vacinação pode acontecer em outro momento, no CCZ, no bairro Capucho, que disponibiliza a vacina durante todo o ano.
“É muito importante que a população fique atenta à programação, para participar e garantir mais proteção à saúde dos seus animais”, enfatiza Marina.
Fases
A primeira fase da campanha acontecerá em postos fixos e volantes da região da antiga Zona de Expansão, das 8h às 12h, com a vacinação em cães e gatos a partir dos 3 meses de idade. Essa etapa seguirá até o dia 13.
Os pontos fixos dessa primeira fase serão:
Dia 10 – Estrada Três Porquinhos, no Robalo; povoado Gameleira e Suíça, no bairro Areia Branca, com ponto de referência na Igreja Adventista; e rua Lino Bispo Maia até a Av. Dr José Domingos Maia, rotatória Mosqueiro.
Dia 11 – Av. Dr. José Domingos Maia até a Praia Sarney (próximo à Policial Civil), no Mosqueiro; rua B (entrada condomínio Itália), rua Manoel Juventino Chagas (antigo Clube Telegipe) e rua João Ribeiro Almeida (entrada 1), no Robalo.
Dia 12 – rua B (entrada condomínio Itália), Rua Manoel Juventino Chagas (antigo Clube Telegipe) e Rua João Ribeiro Almeida (entrada 2), no Robalo; e Zenza I e II até o Salão Testemunhas de Jeová, no bairro Areia Branca.
Dia 13 – USF Madre Tereza, no Largo da Aparecida Jabotiana; Loteamento Senhor do Bonfim e loteamento Monte Belo, no bairro Soledade.
Ainda nessa primeira fase, as equipes volantes percorrerão os bairros: Robalo, Mosqueiro, São José dos Náufragos, Areia Branca, Capucho, Jabotiana e Santa Maria.
A segunda fase consiste da vacinação em postos fixos, fase está dividida em três etapas:
1ª etapa – 1ª e 2ª região (14 de Setembro de 2024, das 9h às 16h)
2ª etapa – 3ª, 4ª e 5ª região (21 de Setembro de 2024, das 8h às 16h)
3ª etapa – 6ª, 7ª e 8ª região (28 de Setembro de 2024, das 8h às 16h)
Já a terceira fase é a realização do Drive-Thru Pet, sendo que, neste ano, acontecerá no Parque da Sementeira, entre os dias 16 e 20 de setembro, das 8h às 13h; e no Parque de Exposições João Cleophas, de 23 a 27 de setembro, das 8h às 13h.
Por fim, a quarta fase que consiste da vacinação a domicílio. Para isto, a vacinação será realizada a partir de solicitações de tutores que possuem a partir de cinco animais e ONGs, através do preenchimento de formulário disponível no site da Prefeitura de Aracaju, entre 30 de setembro e 11 de outubro, das 8h às 16h.
A doença e dados registrados
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. A transmissão ocorre através da penetração do vírus presente na saliva de animais contaminados por meio de mordedura, arranhadura ou por lambedura de mucosas.
“Em Aracaju, foram registrados dois casos de raiva animal, sendo um felino, em 2016, e um canino, em 2017. Segundo o MS a associação da campanha anual de vacinação antirrábica canina e felina com outras medidas de controle, entre elas a profilaxia antirrábica para pessoas com risco de contrair a doença, resulta na diminuição significativa dos casos humanos. Assim, a população deve ficar atenta a programação de todas as fases da campanha em Aracaju que será divulgada no início de setembro”, complementa a coordenadora do CCZ.
Fonte: AAN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B