Usuários se queixam de demora em atendimentos em postos de saúde

Fila na Unidade de Saúde da Família Monoel de Souza Pereira

A deficiência do atendimento nos postos municipais de saúde é sempre uma queixa entre os aracajuanos. As filas para marcação de consultas, exames e a demora de realização destes, prejudicam o funcionamento adequado do Sistema Único de Saúde (SUS), na cidade.

Senhor José Newton de Andrade, morador há 48 nos do Inácio Barbosa (Foto: Infonet)

O senhor José Newton de Andrade reclama da demora no atendimento em algumas especialidades no Centro de Saúde Ministro Costa e Cavalcante, no bairro Inácio Barbosa. “Tem especialidades como ultrassom, eletrocardiograma e outros que já passei um ano de espera. Sou morador do bairro de infância e não posso contar com consultas rápidas. Eu vim na sexta aqui para ser atendido hoje, tem vezes que até para olhar um exame o clínico demora”, lamenta.

José Newton ainda completa que, a maneira como a atual gestão buscou para efetuar os atendimentos, dificultou o processo. “Quando íamos ao Cemar já éramos atendidos lá, agora quando vamos lá ainda somos transferidos para o posto”.

A doméstica, Edna Maria Oliveira, 30 anos moradora do Inácio Barbosa (Foto: Infonet)

Já para a doméstica, Edna Maria Oliveira, o processo é muito lento e isso prejudica a população. “Moro no Inácio há 30 anos e sempre que precisamos de alguma especialidade, como ginecologista, é uma demora e fora que quando conseguimos temos que lidar, de vez em quando, com profissionais que não se dedicam”, argumenta.

Na Unidade de Saúde da Família Manoel de Souza Pereira, no bairro Jabotiana, a situação não é diferente. Para Thamires Araújo, algumas especialidades sempre demoram. “Já passei mais de sete meses para ser atendida por um neurologista e um ginecologista mais de um ano. Isso não é bom, pois a gente precisa”, conta.

SMS

A SMS informa que está em processo de transição entre sistemas de marcação de exames e consultas, e que, por esse motivo, podem haver problemas pontuais durante a tramitação de alguns processos. Nesses casos, o gerente das UBS devem ser procurados para que a situação seja relatada e resolvida.

A secretaria também informa que é importante o registro na Ouvidoria através do número 156, pois é a partir da abertura desses processos que a gestão pode identificar e resolver, de forma mais célere, os problemas que porventura possam existir, como demora nas filas de espera, por exemplo.

Outro ponto importante é que o usuário deve acompanhar a marcação do seu procedimento semanalmente, pois são comuns os casos de absenteísmo, que é quando a pessoa não vai ao procedimento marcado sem justificativa, tirando a vaga de outro usuário e aumentando ainda mais as filas.

Ainda sobre a redução das filas, a SMS reforça que desde o início do ano abriu o cadastramento para serviços médicos, que possibilitam que profissionais especialistas se credenciem como Pessoa Jurídica, aumentando desta forma a oferta no SUS da capital e a consequente diminuição da espera para a realização de procedimentos.

Sobre o fluxo nos Centros Especializados Médicos de Aracaju (Cemar’s), a SMS esclarece que qualquer procedimento deve passar primeiramente pela unidade básica de referência para que sejam feitos os devidos encaminhamentos aos demais aparelhos do SUS da Capital.

por Adson Santana

*A matéria foi alterada às 16h35 do dia 25/02 para acréscimo de nota da SMS

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