Locais para armazenamento de água devem lavados e cobertos (Foto: Ascom/SMS) |
Os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da Dengue devem ser ainda maiores neste período em que a população tem armazenado água com maior frequência. Lavar os recipientes e tampá-los são as principais orientações da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS).
Quem dá as dicas é a coordenadora do Programa Municipal de Controle a Dengue, Thaise Cavalcante. De acordo com ela, a lavagem do recipiente deve ser feita com bucha e sabão,antes do armazenamento de água.
“Antes de fazer qualquer reserva, a pessoa deve fazer a lavagem, seja o balde, a bacia, tonel, a panela, pois o ovo pode ficar grudado por até 450 dias. A lavagem deve ser feita com água e sabão, porque o ovo, que não pode ser visto a olho nu, fica só esperando a água para se hidratar e começar o seu processo de desenvolvimento”, detalha.
A segunda orientação é cobrir os reservatórios para impedir que o mosquito deposite seus ovos. “Tem que cobrir com a tampa, plástico, lona, qualquer coisa que cubra e não permita o contato do mosquito com a parte úmida, pois ele não coloca os ovos na água, e sim, no local úmido”, destaca Thaise.
Depois que o reservatório secar, é necessário uma nova lavagem antes de enchê-lo novamente. “Acabou a água, lave de novo, esfregando de baixo para cima. Essa lavagem tem que ser feita a cada dois dias”, informa. Além disso, os recipientes devem ser guardados de cabeça para baixo. “Coloque os depósitos de boca para baixo, de um jeito que não acumule água”, completa a coordenadora.
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B